Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Sex | 24.04.15

VITAMINAS LIPOSOLÚVEIS E INGESTÃO DE GORDURA

Dr. Luís Romariz

As gorduras são uma importante parte da nossa alimentação não apenas porque o corpo precisa delas para construir células saudáveis e para produzir hormonas – as gorduras são imprescindíveis à absorção das vitaminas liposolúveis (A, D, E e K). As vitaminas A, D e K funcionam sinergicamente umas com as outras e também com minerais como o magnésio, cálcio e zinco.

Ambas as vitaminas A e D contribuem para a imunidade quando se ligam aos seus respectivos receptores, dirigindo processos celulares que promovem boas respostas imunes. Os estudos sugerem que a vitamina D precisa da cooperação da vitamina A para activar os seus receptores, e isso depende do quociente entre as duas. A melhor forma reside em expor ao sol, e ingerir cenouras e ouros vegetais coloridos, bem como a manteiga. Estas duas vitaminas cooperam para activar a proteínas dependentes da vitamina K. Quando a vitamina K2 activa essas proteínas elas ajudam a mineralizar os ossos e retiram o cálcio das artérias e ligamentos. Aliás, a vitamina K2 activa na forma de menaquinona-7 é capaz de descalcificar as válvulas cardíacas num prazo de cerca de 6 meses!

Claro que a actual heliofobia e lipofobia não ajudam em nada a obter níveis saudáveis destas proteínas. Os nossos antepassados sempre comeram gordura e se expuseram ao sol. Foram uma espécie com sucesso, tanto que estamos aqui a comunicar!