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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 13.07.14

TENHA UM BOM SONO

Dr. Luís Romariz

Em termos simples, o sono tem quatro fases mas duas são altamente ão altamente revigorantes:

  • Sono profundo, ou verdadeiro sono
  • Sono de movimentos rápidos dos olhos (REM), que é a fase dos sonhos

A melhor maneira de entender estas duas fases é pensar nelas como dois diferentes tipos de sono, que proporcionam diferentes tipos de nutrição cerebral. O sono e os sonhos são um pouco como a água e a comida do psíquico. Para uma saúde óptima, precisamos dos dois. Em média necessitamos de cerca de 7 horas de sono diariamente. Devemos ter consciência de que a falta de sono é cumulativa, e que ao fim de dias pode representar a perda de uma noite de sono. Milhões de pessoas fazem isto sem se darem conta que elevam os riscos de acidentes, desempenho intelectual, etc.

Dado que a fase de sonhar acontece no último terço da noite, uma perda de sono nesta altura resulta em “privação de sonhos”. Frequentemente, o despertador impede que se consuma a fase final de um sonho, levando a uma frustração subconsciente. Ora esta fase do sono digere a informação do dia, como o intestino digere uma refeição. Se interrompidos, gera mal-estar.

É importante deitar cedo, num quarto às escuras, sem ruído e a uma temperatura ambiente confortável. À noite, quando somos expostos à luz, mesmo que seja apenas uma ou duas horas antes de dormir, isso gera uma supressão na produção da melatonina. A longo prazo, isto pode levar a alterações que vão muito além da insónia. É fundamental aprender a relaxare a descansar de forma a obter um bom sono. Caso contrário, pode ocorrer uma produção anormal de cortisol, detectável em testes de saliva, a qual resulta numa desregulação dos ritmos circadianos