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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 23.03.15

SAUNAS E SAÚDE

Dr. Luís Romariz

As Saunas têm uma longa tradição, nomeadamente nos países do Leste europeu e Ásia. Nalguns países como a Finlândia, podem encontrar-se praticamente em todos os lares. As saunas têm benefícios para a saúde bem conhecidos, mas há outros que agora começam a emergir. De acordo com estudos finlandeses a prática frequente de sauna diminui a mortalidade por doença cardiovascular. As saunas ajudam a desintoxicar, nomeadamente dos xenoestrogénios, o que num mundo extremamente poluído não é de desprezar. Também melhora a circulação sanguínea e promove o relaxamento, o que se traduz numa melhor saúde. A saunoterapia desafia o nosso corpo quase da mesma maneira que o exercício físico o faz, com os consequentes benefícios para a saúde cardiovascular. Na realidade a sauna diária diminui o risco de morte por doença cardiovascular, e o benefício é maior nas pessoas que a fazem durante um mínimo de 20 minutos. As pessoas que fazem duas a três sessões semanais também retiram benefícios palpáveis para a sua saúde, pois à medida que o corpo é sujeito ao stress do calor, gradualmente responde de forma adaptativa com várias alterações benéficas, as quais incluem aumento do volume de plasma e fluxo sanguíneo para o coração e músculos; aumento da massa muscular por acção do aumento nos níveis de proteínas "heat-shock”, e da HGH que é a nossa principal hormona do rejuvenescimento. A sauna quando combinada com o exercício físico pode conduzir a resultados sinérgicos, os quais conseguem estender-se ao nível cerebral com aumento na produção factor cerebral neurotrófico com a consequente geração de novas células cerebrais. As saunas por infravermelhos são as melhores, pois para além de aquecerem desde o interior da pele, proporcionam uma melhor estruturação da água dentro das nossas células, factor vital para os seres vivos. Obviamente que também ajuda a oxigenar os tecidos, e sendo a pele o nosso maior órgão de eliminação, devemos promover a sudação numa base regular de forma a aumentar o processo de desintoxicação. A conjugação deste procedimento com a ingestão de sumos de vegetais, nomeadamente os que são ricos em niacina (vitamina B3) potencia o efeito desintoxicante. O aumento da temperatura também ajuda a matar os microrganismos capazes de nos provocar doenças. Inicie a prática de sauna por quatro minutos, e vá aumentando 30 segundos de cada vez que faz sauna.

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