Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Ter | 09.12.14

PREVINA OS CANCROS DA MAMA E DA PRÓSTATA

Dr. Luís Romariz

Há um interesse renovado em relação às propriedades preventivas em relação ao cancro por parte das crucíferas – couves, brócolos, couve-flor, etc. Quando comemos estes vegetais ricos em enxofre produzimos compostos como o I3C e o DIM os quais exibem grande potencial para a prevenção do cancro da mama e da próstata. Estes tipos de cancro são especialmente agressivos nos doentes com excesso de peso.

O I3C e o DIM têm suficiente ciência para apoiar a sua utilização na prevenção do cancro da mama e da próstata, nomeadamente nos pacientes com sobre peso ou desequilíbrios hormonais. Nas mulheres, isto significa dominância estrogénica, e nos homens aumento do PSA e da próstata. Há uma enorme quantidade de genes influenciados por estes compostos no sentido de redução da inflamação e melhoria da comunicação hormonal. Obviamente que as pessoas deveriam comer, no mínimo, cerca de 100 gramas de vegetais crucíferas por semana.

Uma cápsula de I3C ou DIM providencia o equivalente a 10 doses dos referidos vegetais. As mulheres necessitam de cerca de 400 mg e os homens de aproximadamente 600 mg.

Aconselho vivamente a ingestão destes vegetais ou suplementos, mais iodo, vitamina D na prevenção do cancro da mama; bem como a adição de licopeno em relação à prevenção do cancro da próstata. As mulheres devem dar particular atenção à dominância estrogénica e à metabolização dos estrogenios.

Para tal basta fazerem o doseamento do estradiol, progesterona e metabolitos dos estrogénios na urina.