Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 22.01.14

INFLAMAGING

Dr. Luís Romariz

Após uma impressionante série de descobertas cientificas, foi revelado qual o principal interruptor que acciona a maioria das doenças crónicas associadas ao envelhecimento. Apelidado de HMGB1, esta molécula proteica despoleta a libertação de citocinas – sinais químicos – as quais promovem a inflamação no nosso corpo.

À medida que a inflamação se acumula, o envelhecimento acelera até ao ponto de se ter cunhado a palavra inflamaging para descrever este quadro patológico, como entidade subadjacente à morte prematura, diabetes, aterosclerose, e cancro.

Logicamente, o passo seguinte consiste na procura de um fármaco que “desligue” o HMGB1, bem como o massivo fluxo de citocinas que ele faz gerar. Após milhares de experiencias, duas substancias emergiram de todas as outras:

  • Chá verde
  • Feijão da China ou feijão mungo

A ideia é interromper a “tempestade perfeita” de libertação das citocinas e o respectivo ciclo vicioso: as citocinas chamam glóbulos brancos, que por sua vez libertam mais citocinas, que chamam …

Esta abordagem ao envelhecimento patológico é uma entre várias, pois sabemos que há outras vias para a inflamação persistente. Para muitas dessas vias também já temos resposta, óleo de peixe (ómega-3), exercício, modulação hormonal, etc.

Degrau a degrau, estou convicto, chegaremos ao nosso objectivo de poder proporcionar mais e melhores anos de vida!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.