Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Sex | 06.02.15

GORDURA ABDOMINAL

Dr. Luís Romariz

Pouca gente se apercebe que o excesso de gordura abdominal, especialmente a que está dispersa entre as vísceras, é mais lesiva para a saúde do que o excesso de peso per si. Quando a gordura abdominal se acumula, há uma forte correlação com doença cardiovascular, diabetes, e até alguns tipos de cancro. Também se associa Á doença de Alzheimer e à osteoporose. Apesar destes riscos serem conhecidos, a redução deste tipo de gordura através da dieta e do exercício é difícil de alcançar, nomeadamente com o aumento da idade e a respectiva inércia. Ficamos assim vulneráveis às doenças degenerativas e à morte súbita.

Há dois tipos de gordura abdominal. Uma acumula-se por baixo de pele e não é perigosa e a outra acumula-se nas vísceras e é fatal:

  • 44% de aumento na doença cardiovascular
  • 43% de aumento no risco de cancro
  • 233% de aumento no risco de morte prematura
  • 700% de aumento no risco de morte cardiovascular
  • 116% de aumento de evento cardiovascular recorrente (nas mulheres)

A boa notícia é que a redução deste excesso de gordura ajuda a reduzir substancialmente estes riscos. Os triglicéridos (TG), a hipertensão arterial a resistência à insulina e a inflamação decrescem significativamente.

Devemos reduzir a ingestão calórica, nomeadamente à custa da carga glicémica, fazer exercício físico regular, e tomar suplementos que reduzam a sensibilidade à insulina: crómio, magnésio, metformina, alfa lipoico, etc.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.