COVID-19: tem a certeza que a sua tiroide está pronta para a luta?
A tiroide é uma glândula em forma de borboleta que está localizada na base do pescoço. Ela é a responsável pelo nosso metabolismo, ou seja, pela “velocidade” de funcionamento de cada uma e de todas as células. Assim sendo, a resposta imune também está dependente desta glândula. Como já tenho vindo a referir, uma das armas para matar os vírus é a temperatura corporal/febre!
Ora uma hipotiroide (mais lenta), produz baixas temperaturas corporais e uma resposta imune mais lenta. O problema é que a maioria dos doentes com hipotiroide subclínica não está diagnosticada, ou está invariavelmente mal tratada.
Como podemos saber se temos hipotiroidismo? A maneira mais correta é através do doseamento hormonal da TSH, T3 e T4 livres. Mas nestes tempos conturbados podemos medir a temperatura corporal matinal ainda antes de nos levantarmos. Se ao fim de 5 dias a média for menor do que 36.5ºC, então há um problema.
E quais as razões para uma tiroide lenta? De forma grosseira:
- Doença autoimune (Hashimoto); tem muito a ver com a sensibilidade ao glúten!
- Aplicação de produtos de contraste iodados em exames médicos.
- Deficiência em Iodo.
- Deficiência em nutrientes que ajudam à conversão da T4 em T3 (a forma ativa da hormona), tais como vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, selénio e vitamina C, ou mais raramente a insuficiência em tirosina (proteína).
Cuide-se!