31.03.20
COVID-19: quais os suplementos que devo tomar?
Dr. Luís Romariz
Face ao exposto nos posts anteriores, vou enumerar os suplementos alimentares que me parecem ser os mais adequados à situação vigente!
- Ácido Alfa Lipoico (ALA) 300 mg por dia. Trata-se de um potente antioxidante que actua quer nas estruturas lipídicas (gordurosas) das membranas e organelas celulares, quer nas estruturas aquosas da célula (hidrossolúvel), e especialmente útil a proteger as mitocôndrias (centrais de produção de energia do nosso corpo).
- Vitamina C 1000 mg duas vezes por dia, especialmente em formulação de absorção retardada. Potente antioxidante e modulador da inflamação.
- Zinco 15 mg duas vezes por dia. Complementa a acção da vitamina C e dificulta a replicação dos vírus. Normalmente associa-se no mesmo comprimido de vitamina C
- Vitamina B5 na dose de 1000 mg por dia, pois vai amenizar a repercussão que o stress da pandemia vai impor às nossa suprarrenais. Associe, logo de manhã, com uma colher de café de sal rosa Himalaias, num copo de água.
- Whey, proteína de soro de leite. Sem corantes, adoçantes ou açúcar e sem sabores! Aumenta as defesas, pois pode constituir uma base na formação de imunoglobulinas.
- Iodo, sob a forma de soluto Lugol, 5 gotas por dia. Melhora o desempenho da tiróide e faz parte do arsenal de armas dos nossos leucócitos (células da imunidade).
- Magnésio, na dose de 500 mg duas vezes ao dia. Ajuda a suportar a maioria das reacções celulares.
- Melatonina na dose de 2 mg por dia. A hormona do sono é um potente antioxidante e ao promover um sono reparador aumenta a nossa imunidade!