01.04.20
COVID-19: Anti-inflamatórios: sim ou não?
Dr. Luís Romariz
- Foi emitido um aviso contra a utilização de anti-inflamatórios não esteroides (AINE´s), tais como Brufen (ibuprofeno) e Aspirina (AAS), preferindo-se o uso de antipiréticos como o Ben-U-Ron (paracetamol).
- Há, no entanto, uma poderosa razão subadjacente para evitar usar os AINE´s, bem como outros antipiréticos quando existir febre. Esta, faz parte da resposta imune aos vírus; é uma das formas de matarmos os vírus.
- Tratar a febre pode prolongar e exacerbar a virose, e tem-se demonstrado poder aumentar a mortalidade.
- A investigação científica mostra que o Brufen não melhora a sobrevivência nos pacientes com sepsis (infeção no sangue). As proteínas “heat-shock” cuja produção é induzida pela febre protegem-nos da lesão oxidativa causada pela sepsis, pelo que ao suprimi-las, os AINE´s podem piorar o quadro clínico.
- Aliás, esta lesão oxidativa é uma das razões porque recomendo que se tomem suplementos antioxidantes. Estes limitam os “estragos” causado pela necessária inflamação contra a covid-19.
- Por outro lado, tudo o que possa induzir um aumento da nossa temperatura corporal, será bem-vindo – sauna, exercício com sudorese profusa.