Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

20.06.16

EXERCICIO DE CADA DIA … NOS DAI HOJE!

Dr. Luís Romariz
A nossa saúde, na generalidade, é em última instância determinada ao nível celular. Cada uma das diferentes células representa uma fábrica em miniatura responsável pela produção de energia – nas mitocôndrias – pela produção de proteínas – nos ribossomas – e pela coordenação das funções vitais – no núcleo. Todas estas funções requerem um constante suprimento de micro nutrientes – vitaminas, minerais, fitoquímicos e outros antioxidantes. O brutal aumento da (...)
13.04.16

DIETA H.C.G.: EFICAZ? DISPENDIOSA?

Dr. Luís Romariz
  As doenças crónicas são responsáveis por 2/3 das mortes. São despejados no nosso ambiente, anualmente, dois milhões de toneladas de tóxicos. Um terço da população tem obesidade e 60% de problemas digestivos … é justo dizer que estamos no meio de uma crise. As pessoas, especialmente a partir da época que se avizinha, fazem dietas pois se por um lado têm consciência do seu aspecto físico por outro lado sabem que a gordura em excesso é potencialmente perigosa. No entanto (...)
11.02.16

A VITAMINA C REJUVENESCE A PELE

Dr. Luís Romariz
Por muito que apreciemos a sabedoria que os anos nos dão, ninguém gosta dos sinais visíveis da passagem desses anos, tais como rugas e manchas. Estes sinais são bem conhecidos: rugas na fronte, pés de galinha, perda de firmeza nas maçãs do rosto, baixa da elasticidade da pele do rosto e pescoço, e manchas. As boas notícias mostram que há uma maneira simples de abrandar e eventualmente reverter este processo de envelhecimento cutâneo. E o processo em questão até nem é (...)
21.01.16

ATAQUE À TIRÓIDE

Dr. Luís Romariz
O bócio, ou aumento da tiróide, é um problema comum. Há vários factores responsáveis por isto, nomeadamente alimentos, químicos e deficiências nutricionais. O impacto dos alimentos goitrogénicos é minorado quando a saúde da glândula e o estado nutricional são bons. Estes factores podem ajudar a manter a energia, aliviar a fadiga, a retenção de líquidos, e o aumento de peso. Os pacientes podem sentir desconforto na garganta, voz mais rouca, dificuldade na deglutição e até (...)
08.11.15

FAÇA CRESCER TECIDO CEREBRAL

Dr. Luís Romariz
Taurina, um aminoácido pouco reconhecido, pode fazer o que se pensava ser impossível: estimular o crescimento de novas células cerebrais nos adultos. Este facto cria um novo paradigma na nossa maneira de abordar o declínio cognitivo relacionado com o envelhecimento, bem como a abordagem da doença de Parkinson e de Alzheimer. Os níveis deste aminoácido decrescem com a idade, deixando os nossos cérebros sem protecção. Já sabíamos que a ingestão de 1.7 gramas do ómega-3 DHA (...)
14.09.15

ESCORBUTO SUBCLÍNICO

Dr. Luís Romariz
O escorbuto, tal como tradicionalmente foi definido, é raríssimo. A definição engloba alterações caracterizadas por extrema fraqueza, anemia, e quebra generalizada dos tecidos com consequentes hemorragias. Mesmo a mais pobre alimentação contem actualmente as quantidades mínimas em vitamina C capazes de evitar o escorbuto clássico. Mas o escorbuto pode ter vários graus e isto é o que a maioria dos profissionais de saúde desconhece. Deficiências mínimas em vitamina C causam (...)
04.08.15

NÃO SE FRITE POR DENTRO

Dr. Luís Romariz
Dito de forma simples, quando ingerimos alimentos cozinhados a elevadas temperaturas, o nosso corpo fica exposto a níveis perigosos de mutagénios (produtos capazes de causar lesão no ADN) e de AGE’s (produtos avançados da glicação). Os mutagénios causam aumento do risco de contrair cancro, enquanto os AGE’s causam lesão das nossas proteínas o que conduz ao envelhecimento e perda de função celulares. As pessoas que comem hambúrgueres muito bem passados têm um risco (...)
25.05.15

PROBLEMAS COM A TIRÓIDE?

Dr. Luís Romariz
Tem problemas com o ganho de peso ou em perder gordura? O seu humor varia e é para o deprimido? Tem as mãos frias, pele seca, peso na cabeça, obstipação, ou baixa energia especialmente durante a tarde? Há muita gente com os mesmos sintomas. Milhoes de pessoas sofrem de hipotiroidismo e de sintomas associados. A boa notícia é que há suplementos alimentares que podem dar uma ajuda preciosa: Tirosina. Este aminoácido é a molécula central da hormona da tiróide, e é essencial (...)
04.05.15

VITAMINA C E OSTEOPOROSE

Dr. Luís Romariz
Fico triste ao ver mulheres mais idosas com o diagnóstico de osteoporose ou osteopenia cuja terapia proposta assenta na suplementação com cálcio e na prescrição de fármacos chamados bifosfonatos. São abordagens terapêuticas irracionais e perigosas ao problema da degradação óssea que acompanha o envelhecimento. São inúmeros os pacientes que apresentam calcificações arteriais visíveis aos raio-X, bem como calcificações das válvulas cardíacas, fruto da prescrição (...)