Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Sex | 29.05.09

OS OBESOS NECESSITAM DE ANTIOXIDANTES EXTRA PARA FAZER EXERCÍCIO

Dr. Luís Romariz

Um estudo recente efectuado em adolescentes mostra que o exercício aumenta o stress oxidativo devido à utilização deficiente do oxigénio extra durante o treino. Parece que este achado se aplica a todos que têm sobrepeso, e tem um grande impacto pois os obesos são constantemente bombardeados com a necessidade de efectuar exercício. Contudo, fazendo-o na ausência de antioxidantes aumentará a lesão tecidular e sua consequente inflamação, resultando numa pobre resposta ao exercício que dificilmente produzirá perda de peso.

Os humanos têm sistemas de produção energéticos avançados, no entanto ainda há ligeiras perdas. Isto significa que um certo número de radicais livres é produzido à medida que criamos energia. Nas pessoas saudáveis, esses radicais livres são neutralizados pelos antioxidantes de forma a não haver dano celular. Quando treinamos estamos a aumentar a utilização de oxigénio e a produção de energia – um teste aos nossos sistemas. Se tivermos antioxidantes em quantidade necessária nada de mal acontecerá durante o treino. Neste estudo os cientistas avaliaram muitos parâmetros nomeadamente a insulino-resistência, a leptina e a adiponectina, marcadores inflamatórios, e marcadores do stress oxidativo. As raparigas com sobrepeso tinham estes marcadores aumentados logo à partida.

Os cientistas tinham postulado que os problemas de base em relação à gordura e à insulina seriam amplificados pelo exercicio e portanto aumentariam o stress oxidativo. Para surpresa verificaram que isso se devia a um ineficaz consumo aumentado de oxigénio. O coenzima Q10 é vital para os estágios finais da utilização intracelular de oxigénio. Os antioxidantes ajudam de forma geral a reutilizar o glutatião – a espinha dorsal do nosso sistema antioxidante.

Precisamos de oxigénio para viver, mas temos de ser capazes de o utilizar eficientemente. Necessitamos de antioxidantes para consumir o oxigénio de uma forma saudável. Isto é especialmente verdadeiro para as pessoas com sobrepeso que tentam fazer exercício físico para ficar em forma e perder peso! 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.