Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 28.05.09

QUANTO DEVEMOS DORMIR?

Dr. Luís Romariz

Esta é uma questão à qual é difícil responder. Pensemos num estudo para determinar esta quantidade. Teríamos de recrutar cerca de 100 000 participantes, os quais distribuiríamos de forma aleatória por “clusters” de 6;7; 8; etc. horas de sono. Depois, teríamos de monitorizar o seu estado de saúde durante décadas, até chegar à quantidade perfeita para um máximo de saúde. Tal estudo é impraticável!
Então o que conseguimos é através de estudos observacionais que, após seguirem as pessoas durante vários anos, determinam associações estatisticamente significativas entre os hábitos de sono e a saúde. Assim, na maior parte dos estudos há uma concordância sobre o facto de que quanto mais nos distanciarmos da média de sono entre seis e oito horas, mais riscos de morte prematura corremos.

Um excelente estudo oriundo da Universidade da Pensilvânia determinou que as pessoas que dormiam menos de oito horas tinham melhores desempenhos cerebrais em relação aos que dormiam mais. Assim, talvez devamos dormir cerca de oito horas se tivermos como objectivo uma mente clara, mas de seis a sete horas se o nosso objectivo for a longevidade!

QUAL É A MINHA ESTRATÉGIA? Por norma, eu durmo sete horas nos dias de trabalho e cerca de oito horas nos fins-de-semana. Após acordar tomo um desintoxicante em jejum e vou fazer 30 minutos de tapete a uma média de 6 km/hora. De seguida tomo um pequeno-almoço substancial e com proteínas. 

3 comentários

Comentar post