Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Ter | 19.05.09

Menopausa

Dr. Luís Romariz

Olá sou aTila, tenho 60 anos, sempre fui saudavel, a menopausa chegou quando fiz 44 anos não tive calores ou nervoso, apenas a pele cada vez mais seca e os peitos a ficarem mais pequenos. Aos 52 anos comecei a tomar climen durante 8 anos. já não tomo porque senti vergonha de estar com o "periodo" aos 60 anos. Passados 5 meses o peito voltou a murchar e a auto-estima tambem. Tomei da solgar pm phytogen complex, passado um mês senti o peito novamente rijo, mas alguns caroços que já existiam cresceram, deixei de tomar este produto não estou tomando nada, fiz análises ao sangue e úrina, tudo normal, radiografia e eco mamaria acusou nódulo sólido quístico, estou assustada até com medo de fazer a biópsia. Que devo tomar que possa ajudar a combater um possivel cancro? Obrigada.

Cara Tila

A sua questão é extremamente pertinente e eu quero responder de forma a poder ficar sossegada. Antes de mais, parece que teve uma menopausa precoce. Deveria ter sido imediatamente iniciada em progesteroma, pois como tenho explicado é a 1ª hormona a desaparecer por completo. Desta forma, e dado que o seu corpo ainda produz estrogénios (estrona no seu caso), estes embora em pouca quantidade ficam predominantes em relação à progesterona. É O QUE CHAMO DE DOMINÂNCIA ESTROGÉNICA. Esta situação é propícia a cancro. O que a Tila fez foi hormonas alienígenas e ainda por cima não compensadas com progesterona (não confundir com progestinas).

Então o que fazer? Fazer a biópsia, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME, e após ter o resultado - e EU SEI QUE É BENIGNO - fazer um teste de metabolitos dos estrogénios na urina de forma a saber se a sua metabolização se faz no sentido dos 2-OH ou dos 16-OH, e assim avaliar o seu risco de cancro ginecológico/mama.

Deverá então fazer substituição hormonal com gel de progesterona a 2%,15 dias por mês combinados com hormonoterapia bioidêntica. 

Estas duas hormonas devem ser combinadas em ciclos de 21 dias. NÃO SE ESQUEÇA DE TESTAR A TIROIDE!

Qualquer dúvida, não hesite, escreva!