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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 17.05.09

OS GRELHADOS ESTIVAIS PODEM SER PREJUDICIAIS

Dr. Luís Romariz

A carne cozinhada a altas temperaturas ao ponto de queimar e tostar pode aumentar o risco de cancro do pâncreas. Isto também é verdade para os fritos e para os assados. Estas formas de cozinhar podem formar carcinogénios o que não acontece quando os alimentos são cozidos ou guisados.

Os cientistas pesquisaram informação de estudos que eram parte do PLCO (Próstata, Pulmão, Colo rectal e Ovário) do Centro de Rastreio de Cancro. Os participantes forneceram informação acerca dos seus hábitos de cozinhar carne. As preferências pela preparação a altas temperaturas estão ligadas a um aumento do risco de cancro do pâncreas. As pessoas cuja preferência vai para a carne bem passada têm 60% mais risco de cancro quando comparadas com as que comem a carne muito mal passada. Para além disto, a maneira mais agressiva de cozinhar a carne faz produzir os AGE`s (produtos avançados da glicação) que são em última instancia o que mais nos envelhece.

Não faz sentido gastarmos dinheiro em carne biológica e depois transformá-la em produtos cancerígenos. Isto para além do facto de destruirmos a vitamina B12 que nos é tão preciosa.
As carnes chamuscadas fazem aumentar o risco de contrair várias formas de cancro incluindo cancro da mama e da próstata.
Isto significa que teremos de prescindir dos grelhados? Não, mas podemos minimizar o prejuízo comendo grelhados apenas uma vez por semana e pré cozinhando a carne no microondas durante um ou dois minutos. E ainda:

·       Marinar a carne em vinho tinto – diminui a formação de HCA (aminas heterocíclicas) em 90%. Isto também é válido para o frango.

·       Coma as carnes o mais cruas possível.

·       Limpar o mais possível as gorduras da carne.

·       Não coma as partes queimadas.

·       Corte a carne em pedaços mais pequenos, pois são mais rápidos a cozinhar.

·       Vá mudando a posição da carne, frequentemente.

·       Adicione mirtilos ou cerejas aos grelhados pois corta na formação dos HCA.

·       EVITE GRELHAR alimentos processados como as salsichas, pois estes estão entre os que mais substâncias cancerígenas produzem.