Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

02.05.09

REVITALIZE A PELE COM VITAMINA C


Dr. Luís Romariz

A sobreexposição à radiação ultravioleta e à poluição ambiental pode acelerar  o envelhecimento da pele por degradar o colagénio e despoletar a oxidação (stress oxidativo) na pele. Felizmente, os benefícios de um remédio já usado nas civilizações antigas para mitigar este problema estão sempre ao nosso alcance, e sem efeitos indesejáveis. A vitamina C é um componente essencial da produção de colagénio e um potente antioxidante que ajuda a rejuvenescer a pele danificada pela idade e pelo sol.

Embora a vitamina C seja um nutriente importante para a nossa saúde em geral, pouca quantidade do que ingerimos chega à nossa pele. Como os níveis desta vitamina declinam com a idade, a sua reposição directa na pele pode ajudar a parar essa degradação e a diminuir o stress oxidativo. Os estudo com vitamina C tópica apontam para a produção aumentada de colagénio e para a manutenção de uma pele firme e com aspecto jovem.

Um marco na antiga beleza

Ao longo da história, as mulheres encontraram maneiras de beneficiar dos efeitos cutâneos do anti-envelhecimento da vitamina C. No Tibete, durante a dinastia (618-907 AC), as mulheres que pretendiam combater os sinais do envelhecimento prematuro esgregavam algas marinhas no rosto e mãos. As bagas amarelo-alaranjadas desta alga têm um oleo muito rico em vitamina C. As bagas da roseira-brava contêm mais vitamina C – cerca de vinte vezes mais do que uma laranja, pelo que não surpreende que já há séculos estes remédios fossem usados com bons resultados, nomeadamente o “óleo de água de rosas” assim chamado pela sua composição ser formada pelo óleo das bagas e pelo suco das suas pétalas.

A medicina moderna começou a entender os benefícios da acção desta vitamina quando aplicada directamente na pele, e o facto de ser capaz de reverter alguns dos efeitos da radiação, tabagismo, radicais livres e inflamação silenciosa, ao nível da pele.
O que torna a vitamina C tópica tão importante, é o facto de que os humanos perderam, no passado, a capacidade de produzir a vitamina C. Para piorar as coisas a vitamina C é hidrosolúvel, sendo por isso rapidamente excretada pelo nosso organismo através da urina. A vitamina C tem dificuldade em chegar à pele porque esta é um tecido periférico, e porque nós temos compromissos de circulação à medida que envelhecemos – notoriamente nos fumadores. Então todo o tipo de estratégias capazes de melhorar a circulação sanguínea tais como o exercício físico, a aspirina bebé, etc. serão bem-vindas.

O colagénio trabalha lado a lado com a elastina de forma a tornar a pele firme e elástica. O colagénio é uma proteína, tal como a elastina, mas o colagénio é de longe a proteína mais abundante, especialmente no tecido conectivo – pele, cartilagem, paredes das artérias, ossos, etc.
Então podemos melhorar o aspecto da nossa pele aumentando a ingestão de proteína e de antioxidantes, e aplicando um creme rico em vitamina C. Mas muito cuidado, pois para um creme ser eficaz tem de ter uma concentração mínima, e aí é que costumam falhar os cremes à venda no mercado. Vá-se lá saber porquê pois a vitamina C até é barata
.