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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 30.04.09

VITAMINA B12

Dr. Luís Romariz

A vitamina B12 é conhecida como a “vitamina da energia,” e é essencial para muitas funções críticas do nosso organismo, incluindo a produção de energia, função imune, e formação dos glóbulos vermelhos. Ilações recentes sobre o estudo de Framingham, nos EUA, mostram que 1 em 4 adultos tem deficiência neste nutriente vital e quase metade da população tem níveis sanguíneos sub óptimos. A vitamina B12 encontra-se APENAS nos tecidos animais – uma das razões pela qual os vegetarianos puros não são 100% saudáveis. Esta insuficiência pode conduzir a uma função comprometida do sistema nervoso, saúde dos olhos incluída.

Há duas formas de se ser insuficiente nesta vitamina, o que acontece à medida que a idade aumenta:

·       Ingestão deficiente

·       Absorção comprometida

A libertação desta vitamina dá-se a partir do ácido clorídrico do nosso estômago. O uso de antiácidos e de medicamentos anti-úlceras gástricas diminuem a capacidade para absorver a vitamina B12. A infecção pelo Helicobactor pylori, um implicado nas úlceras estomacais, pode contribuir para a insuficiência. Contudo a principal razão para a deficiência é a diminuição do chamado factor intrínseco, uma proteína produzida pelo estômago e que facilita a absorção pelo intestino delgado. A vitamina B12 ajuda o ácido fólico a regular a formação das células do sangue, e ajuda a regular o ferro. Adicionalmente, ela é necessária para uma boa digestão, absorção dos nutrientes, para o metabolismo dos hidratos de carbono e das gorduras, e para a saúde dos nervos.

Mas não é tudo…a B12 interfere na formação das células e na sua longevidade. Mais, suporta a função reprodutora nas mulheres, e promove o normal crescimento e desenvolvimento nervoso. É essencial para a produção das supra-renais, e portanto para o combate ao stress e para a imunidade. É crítica para a memória e para o humor.

Muita gente evita as carnes vermelhas por uma variedade de razões. Se for uma dessas pessoas, está em risco de ter uma insuficiência em vitamina B12. Quanto à suplementação oral ela é mal absorvida, e é necessário cálcio para melhorar a absorção. Claro que a suplementação intramuscular tem efeitos fantásticos nos doentes. Mas é injectável...A B12 tem um papel vital na produção da melatonina, a hormona do sono, e relógio biológico.

Se comermos bastante carne, fígado, ovos, leite, lacticínios ou mariscos – e ainda assim houver insuficiência em B12 – é porque temos falta de factor intrínseco. Neste caso iremos precisar de suplemento de B12. Resumindo, a insuficiência em vitamina B12 pode conduzir a :

 

  • Cansaço e fraqueza...
  • Função nervosa sub-óptima...
  • Saude ocular deficiente...
  • Perda de apetite e perda de peso indesejável...
  • Obstipação e timpanismo ocasionais...
  • Alterações do humor...
  • Má memória...
  • Tendência para o nervosismo...
  • Pobre saude hepatica e cardíaca...
  • Cabelos brancos prematuros...*

Peça ao seu médico para fazer um doseamento desta vitamina e aconselhe-se com ele quanto a uma necessidade de suplementação.

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