VITAMINA B12
A vitamina B12 é conhecida como a “vitamina da energia,” e é essencial para muitas funções críticas do nosso organismo, incluindo a produção de energia, função imune, e formação dos glóbulos vermelhos. Ilações recentes sobre o estudo de Framingham, nos EUA, mostram que 1 em 4 adultos tem deficiência neste nutriente vital e quase metade da população tem níveis sanguíneos sub óptimos. A vitamina B12 encontra-se APENAS nos tecidos animais – uma das razões pela qual os vegetarianos puros não são 100% saudáveis. Esta insuficiência pode conduzir a uma função comprometida do sistema nervoso, saúde dos olhos incluída.
Há duas formas de se ser insuficiente nesta vitamina, o que acontece à medida que a idade aumenta:
· Ingestão deficiente
· Absorção comprometida
A libertação desta vitamina dá-se a partir do ácido clorídrico do nosso estômago. O uso de antiácidos e de medicamentos anti-úlceras gástricas diminuem a capacidade para absorver a vitamina B12. A infecção pelo Helicobactor pylori, um implicado nas úlceras estomacais, pode contribuir para a insuficiência. Contudo a principal razão para a deficiência é a diminuição do chamado factor intrínseco, uma proteína produzida pelo estômago e que facilita a absorção pelo intestino delgado. A vitamina B12 ajuda o ácido fólico a regular a formação das células do sangue, e ajuda a regular o ferro. Adicionalmente, ela é necessária para uma boa digestão, absorção dos nutrientes, para o metabolismo dos hidratos de carbono e das gorduras, e para a saúde dos nervos.
Mas não é tudo…a B12 interfere na formação das células e na sua longevidade. Mais, suporta a função reprodutora nas mulheres, e promove o normal crescimento e desenvolvimento nervoso. É essencial para a produção das supra-renais, e portanto para o combate ao stress e para a imunidade. É crítica para a memória e para o humor.
Muita gente evita as carnes vermelhas por uma variedade de razões. Se for uma dessas pessoas, está em risco de ter uma insuficiência
Se comermos bastante carne, fígado, ovos, leite, lacticínios ou mariscos – e ainda assim houver insuficiência em B12 – é porque temos falta de factor intrínseco. Neste caso iremos precisar de suplemento de B12. Resumindo, a insuficiência
- Cansaço e fraqueza...
- Função nervosa sub-óptima...
- Saude ocular deficiente...
- Perda de apetite e perda de peso indesejável...
- Obstipação e timpanismo ocasionais...
- Alterações do humor...
- Má memória...
- Tendência para o nervosismo...
- Pobre saude hepatica e cardíaca...
- Cabelos brancos prematuros...*
Peça ao seu médico para fazer um doseamento desta vitamina e aconselhe-se com ele quanto a uma necessidade de suplementação.