Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 29.04.09

GRIPE SUÍNA

Dr. Luís Romariz

Hoje, sabemos perfeitamente que vamos ter um surto de gripe A dentro de cerca de 2 a 3 meses. Cerca de 20% da população irá ser atingida. Mas em que é diferente esta gripe? É uma gripe "não humana" isto, é , iniciou-se nos suínos e depois teve uma mutação que a tornou capaz de infectar os humanaos, daí ainda não termos defesas imunit+árias contra o H1N1. Esta gripe ao contrário das outras ataca os jovens.

P: O que são a “gripe suína” e a “gripe das aves”?

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza. Humanos, porcos, aves, e outros animais podem ser infectados pelo vírus da influenza. Tipicamente, este vírus afecta apenas uma espécie, portanto o vírus da influenza humana é diferente dos das outras espécies. Contudo, um vírus pode infectar às vezes mais do que uma espécie. Por exemplo, os porcos podem ser infectados não só pelo vírus da gripe suína, mas também pelo da gripe das aves. Estes vírus passam a ter genes comuns às várias espécies que infectaram. É o que acontece com o vírus desta epidemia, que já infectou as aves e os porcos.

P: Estas viroses são perigosas?

Muitas vírus que causam as epidemias nos animais têm dificuldade de passar de um humano para outro: não causam epidemias. Às vezes, contudo, alterações nos genes do vírus permitem essa passagem e eles tornam-se muito agressivos – quanto mais não seja pela novidade imunológioca. Os vírus humanos têm algumas parecenças uns com os outros pelo que as pessoas têm alguma imunidade prévia. No caso da gripe suína, não há imunidade prévia.

P: Quão grave poderá ser a pandemia?

A pandemia mais grave dos tempos modernos aconteceu entre 1918 e 1919. Afectou mais de 40 milhões de pessoas em menos de 1 ano. A economia mundial entrou em recessão. A esperança média de vida diminuiu 10 anos.

P: Esta gripe pode ser transmitida entre humanos?

Infelizmente, esta gripe suína pode ser transmitida entre os humanos quer pela tosse, quer pelos espirros e mesmo por contacto entre as mãos. Se é um facto que nos EUA todos recuperaram, o mesmo não se aplica aos mexicanos onde já há várias mortes. A maioria dos casos de mortes por epidemias de gripe acontece nas crianças, nos idosos e nos doentes. Contudo, as mortes no México ocorreram em jovens saudáveis. Em 1918/1919 aconteceu o mesmo…

P: Há tratamento?

Contrariamente à gripe de 1918/1919, actualmente há medicamentos antivírus —oseltamivir e zanamivir. O tratamento será mais efectivo se administrado nos 2 primeiros dias da ocorrência dos sintomas. Assim, dá tempo para diagnosticar a doença e evitar a paranóia da corrida aos hospitais. Não há vantagem em utilizar o medicamento antes dos sintomas, antes pelo contrário – pode criar resistência ao fármaco. NÃO HÁ VACINA PARA ESTA GRIPE.Só em Dezembro.

 

P: Como saber se estamos infectados?

Os sintomas iniciais são os mesmos das outras gripes: febre alta, tosse, dores musculares, rinorreia (escorrência nasal) e dores de garganta. Pode ocorrer náusea (vontade de vomitar), vómito e diarreia.

P: Como havemos de nos proteger?

Faça os mesmos procedimentos que faria para outra gripe:

  • Lave ou use produtos à base de álcool, frequentemente.
  • Quando encontrar as pessoas não aperte as mãos nem dê beijos.
  • Evite o contacto com pessoas infectadas.
  • Tape a boda ou o nariz com um lenço se espirrar ou tossir.

A nutrição e os conceitos naturais de saúde trabalham em harmonia para sustentar o sistema imune. Os vírus podem replicar no nosso aparelho digestivo, pelo que os antiácidos dobram o risco de se contrair a doença, uma vez que os ácidos estomacais ajudam a matar os vírus. O consumo de álcool e de açúcar deve ser reduzido, dado que ambos levantam problemas de digestão e de imunidade. Especialmente se ingeridos fora das refeições. Estaremos a desviar energia fundamental – para mais uma digestão – para combater os vírus.

É a altura ideal para ingerir os probióticos. Aumentam as nossas defesas a nível intestinal e a nível sistémico. Eu tomo o BIOGAIA na dose de 5 gotas em jejum – para quem não o faz é melhor tomar 2 vezes por dia – o qual está à venda nas farmácias (não se esqueçam de o manter no frigorífico). Outro suplemento necessário está nas proteínas de soro de leite (whey). Elas fazem parte das imunoglobulinas (a nossa defesa contra micróbios), e permitem que tenhamos uma capacidade de saúde muito boa para poder enfrentar um desafio. Há várias no mercado, mas a mais económica e sem contaminantes é o Higth Whey permormance da GARNELL. Vende-se em Portugal – é uma questão de irem à net e pesquisarem. Pode ser tomado com fruta e/ou leite, podendo nesse caso substituir uma refeição. A manteiga tem na sua constituição um ácido gordo – a. laurico – que é microbicida.

Classicamente a vitamina C, dose de 1 grama duas vezes ao dia, e a quercetina ajudam a combater os vírus respiratórios. Como o sistema imune necessita de energia extra para combater os vírus, não se esqueça de comer de forma apropriada e de tomar um polivitamínico com magnésio – o magnesium B por exemplo. Muitas plantas evoluíram desenvolvendo defesas naturais contra os vírus, o que podemos usufruir em proveito próprio. Vegetais e frua são classicamente aconselháveis. Orégãos e açafrão são boas escolhas. Já agora, não se esqueça de beber muita água. Dado o facto de estarmos a entrar numa época quente, será mais fácil combater o vírus. Seria pior se estivéssemos no Inverno.

Em resumo, pode fazer muito pelo seu sistema imune de forma a estar preparada para fazer face á pandemia, se ela se vier a verificar. Lembre-se de que estamos evolucionária e naturalmente preparados para combater os vírus! JÁ SABEM, SE TIVEREM DÚVIDAS PERGUNTEM E EU TENTAREI RESPONDER.

P: Durante quanto tempo se pode contagiar?

Pelo menos durante 7 dias desde o inicio dos sintomas; no caso das crianças pode ir aos 14 dias.

P: Pode ser infectado por ingerir carne de porco?

NÃO.

P: Que restrições haverá no nosso dia-a-dia?

Se houver uma pandemia global deverá haver restrições às viagens para os países de risco (alguns governos já o fizeram). Deverão ser encerradas as escolas e todos os locais de afluência de público que não sejam prioritários. Todos os que tebham sintomas deverão ficar em casa.

Quais são esses sintomas?

Para os adultos, jovens e crianças dos  3 aos 12 anos, os mais problemáticos são:

  • Dificuldade em respirar
  • Vómito persistente
  • Confusão
  • Tonturas

Previna-se, e enfrente a situação com serenidade. O pânico faz alastrar a doença! APANHEM BANHOS DE SOL CONFORME AS MINHAS RECOMENDAÇÕES, POIS ESTÁ PROVADO QUE UM BOM NÍVEL DE VITAMINA D DIFICULTA A PROGRESSÃO DA GRIPE.