Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 29.04.09

BEBIDAS DE VERÃO

Dr. Luís Romariz

 Sol, verão, praia – e obviamente uma bebida refrescante.Que mais se pode pedir numa semana quente de verão? Só que há um pequeno problema: quem abusa das caipirinhas, sumos e refrigerantes torna-se vítima da ingestão de “montanhas” de calorias. Mesmo os aparentemente inócuos sumos naturais de fruta têm uma enorme capacidade para nos fazer ganhar gordura. Tudo or causa de uma coisa clamada índice glicémico. Este mede a velocidade de transferência do açúcar para o sangue. Quanto maior for a velocidade mais se estimula a insulina, e esta é a hormona do armazenamento…

 

Quando a temperatura ambiente ultrapassa os 30ºC só um banho de piscina ou um duche frio nos aliviarão o calor, para além de uma bebida gelada claro. Caso contrário começamos a suar profusamente. Claro que a melhor bebida é a água, mas esta tem um sabor insípido pelo que facilmente somos atraídos por outras bebidas nomeadamente a cerveja. Contudo o álcool tem 7 cal por grama, mais do que o açúcar ou do que a clara de ovo. Para alem disso, a cerveja tem um índice glicémico elevado.

Mais difícil de entender, em relação ao álcool, é o malefício dos sumos naturais – autenticas bombas de vitaminas – pois estão repletos de frutose e têm um alto índice glicémico – CUIDADO COM O QUE SE BEBE NOS GINÁSIOS. Um copo de sumo de laranja tem as mesmas calorias do que uma coca-cola! Se misturarmos um copo de sumo de maçâ com água mineral na proporção de 1:3 ficamos com uma bebida de 65 cal, o que é aceitável. Melhor será um chá bem frio mas sem açúcar.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.