Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Sab | 25.04.09

VEGETARIANISMO E OBESIDADE

Dr. Luís Romariz

Um estudo publicado na edição de Abril do Journal of the American Dietetic Association, mostra que muitas adolescents e o dobro dos jovens que foram vegetarianos declararam ter usado meios não saudaveis para controlar o seu peso corporal, em comparação com os que nunca foram vegetarianos. Estes meios incluiram “pílulas” de dieta, laxantes, e diuréticos e até o recurso ao vómito para tentar manter o peso.

Há um lado negro no vegeratianismo, disse o Dr. David L. Katz - o qual não teve qualquer papel no estudo -  director do Centro de Pesquisa para a Prevenção da Universidade de Yale. Os adolescentes vegetarianos eram mais propensos a desvios da alimentação, enquanto por outro lado muitos optavam pelo vegetarianismo como meio pouco “doloroso” de emagrecer. Actualmente sabemos que uma dieta equilibrada, com suficiente aporte proteico de qualidade, e com uma grande quantidade de vegetais e frutos é muito saudável.

O vegetarianismo, ou uma alimentação baseada nas plantas, pode ser recomendada aos adolescentes se for controladamente suplementada sob supervisão médica, sendo uma opção muito perigosa se tomada livremente.

De qualquer forma, da maneira como as coisas estão qualquer melhoria na dieta dos adolescentes será bem-vinda. De qualquer forma convem não esquecer as causas médicas para o aumento de peso:

·         Stress crónico

·         Sindroma de Cushing

·         Hipotiroidismo

·         Sindroma do ovário poliquistico

·         Síndroma X

·         Depressão

·         Alterações hormonais na mulher  

Todos os intervenientes na saúde dos jovens, desde os pais aos seus médicos assistentes devem estar cientes dos perigos das dietas intempestivas procurando arranjar uma solução, antes de se depararem com um grande problema.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.