Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

23.04.09

REGENERAÇÃO DE CÉLULAS DO CORAÇÃO


Dr. Luís Romariz

Os cientistas descobriram que o corpo humano pode regenerar as células cardíacas a uma taxa de cerca de 1% ao ano, o que poderá um dia vir a tornar desnecessário o transplante cardíaco.

O estudo efectuado em 50 voluntários, aumenta a esperança de poder vir a estimular artificialmente este processo. “Seria uma maneira de estimular e ajudar o coração a uma auto-reparação, em vez do transplante,” disse Jonas Frisen do Sweden’s Karolinska Institute.

As células cardíacas param de se dividir muito precocemente na vida. Heart cells are unusual in that they stop dividing early in life. Os médicos sabiam que havia células matrizes no tecido cardíaco, mas usualmente este forma uma cicatriz após uma lesão nunca se regenerando completamente. Este método de pesquisa – através do carbono 14 – mostrou que os corações dos voluntários eram “mais novos” do que os pacientes.

O meu comentário: incluímos o coração no rol dos vários tecidos, incluindo o cerebral, com potencial para a regeneração. Mais uma vez sou levado a pensar que estamos no limiar de uma nova era que nos vai fazer pasmar perante o aumento da longevidade. Façamos tudo o que está ao nosso alcance para poder chegar em forma a essa nova era e beneficiar dos seus avanços!