Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

01.04.09

EXERCÍCIO, IMUNIDADE E INTELIGÊNCIA


Dr. Luís Romariz

Muitas pessoas fazem exercício físico para perder peso rapidamente. Frequentemente, o seu objectivo é perder o excesso de gordura de forma rápida. Bem, eis algumas más notícias. Perder gordura corporal (REPAREM QUE NÃO FALO EM PERDER PESO MAS SIM GORDURA) é um processo lento e longo. Francamente, perder mais do que 0.5 kg de gordura semanalmente é uma tarefa árdua e difícil. Felizmente, há muitas e boas razões para fazer exercício independentemente do factor emagrecimento.

Comecemos pelo treino de resistência. O primeiro benefício é o de manter a massa muscular à medida que se vai envelhecendo, e ao mesmo tempo manter a função imune. Entre os vinte e os quarenta anos, perdemos cerca de 40% de massa muscular, e após essa idade perderemos 1% ao ano. É bom saber que o nosso organismo mantém a capacidade de sintetizar novo musculo à medida que envelhecemos. Temos essa capacidade até aos 70 ou 80 anos da mesma forma que tivemos aos trintas. Temos é de combater o aumento na degradação da massa muscular. A razão mais provável por detrás desta perda é o aumento do cortisol à medida que envelhecemos, o qual degrada o musculo em glicose. Isto também acontece se a dieta for de carga glicémica muito baixa, como é o caso da dieta Atkins.

Se não fizermos exercício de resistência vamos ter menos massa muscular e ficar mais propensos a adoecer. Porquê? Porque o nosso organismo armazena as suas reservas de aminoácidos nas células musculares incluindo o ácido glutamico – componente essencial de certas células da imunidade conhecidas como macrófagos e neutrófilos. Durante tempos de stress agudo, como é o caso das infecções, o corpo segrega cortisol em excesso de forma a quebrar o músculo obtendo assim a glutamina para o sistema imune. Se não tivermos quantidade adequada de músculo, não vamos ter a quantidade de glutamina necessária para enfrentar as infecções, e o sistema imune vai padecer. Esta é uma das razões pela qual muitos idosos morrem de infecções logo após uma fractura óssea. Como é necessária glutamina para reparar o osso não sobra para fazer face às infecções.

Tal como o inesperado benefício do treino de musculação é manter o sistema imune, o do treino de aerobica é o de manter o cérebro. O exercício aeróbico pode melhorar a função cerebral por activar uma hormona chamada factor neurotrófico cerebral (BDNF) que repara e despoleta o desenvolvimento das células nervosas cerebrais. Estas células necessitam de um ácido gordo omega-3 – DHA – como fonte energética. Este encontra-se nos peixes azuis de águas frias (cavala, sardinha, carapau, etc.).

Durante anos pensou-se que o cérebro não podia regenerar as células nervosas, mas agora sabemos que sob certas condições isso é perfeitamente possível. O estímulo está no BDNF. O exercício aeróbio estimula a libertação de BDNF, que tendo o DHA à mão faz crescer novos neurónios. Portanto, faça exercício e coma peixe gordo ou suplemente com óleo de peixe.