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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 30.03.09

QUEIMAR GORDURA

Dr. Luís Romariz

Para queimar gordura, tem se de diminuir os níveis de insulina, uma vez que a esta inibe a libertação da gordura armazenada no tecido adiposo. Isto é válido para quando fazemos exercício e para quando estamos a ver TV. Todo o exercício queima um número de calorias, mas não necessariamente de gordura. Vejamos o caso da corrida. Se aumentar a passada de, digamos, 7 km/hora para 8 km/hora, queimaremos mais gordura e mais calorias se cobrirmos a mesma distância. Contudo, se aumentarmos a passada de 9 km/hora para 11 km/hora, queimaremos menos gordura proporcionalmente às calorias gastas para cobrir a mesma distância. Isto é assim porque os músculos precisam de quantidades adequadas de oxigénio para metabolizar a energia das gorduras em energia química ou ATP necessário ao trabalho muscular. Para alem de determinada intensidade e exercício, esta crescente falta de transferência de O2 para as células musculares torna-as dependentes da glicose armazenada para a produção de ATP. Ainda estamos a queimar calorias, mas a proveniência da maior parte delas é da glicose e não da gordura – que é aquilo que normalmente pretendemos. A combinação de uma dieta equilibrada com a adequada ingestão de omega-3 aumenta a capacidade de transferência do oxigénio, aumentando assim a capacidade de produção de ATP a partir da gordura a ritmos mais elevados. Para alem disto, sempre que causamos um impacto considerável no solo as articulações dos membros inferiores sofrem imenso com isso, nomeadamente os joelhos. Esta é uma das principais razões porque a recomendação vai para a marcha vigorosa e não para a corrida.

O treino de resistência, por outro lado, usa quase exclusivamente a glicose como substrato energético para a produção de ATP. Isto permite retirar mais glicose do sistema e proporciona um gasto mais efectivo de gordura durante o dia. Devemos compreender que 80% da nossa capacidade de baixar a insulina vem da dieta, e apenas 20% provem do exercício. Isto explica porque é que tanta gente passa o dia no ginásio sem proveitos.