LONGEVIDADE SAUDÁVEL
O Instituto Nacional do Envelhecimento, prestigiada instituição Americana que faz parte do Instituto Nacional de Saúde, está a efectuar um estudo pioneiro no género, para descobrir quais os factores, incluindo genéticos e ambientais, e que contribuem para manter as famílias mais idosas relativamente saudáveis e descobrir se famílias com membros longevos partilham características comuns ou hábitos que justifiquem essa longevidade. Enquanto a pesquisa prévia sobre centenários e outros idosos sugere que a longevidade tem um traço familiar, os cientistas estão a investigar factores não genéticos, incluindo a actividade física e os laços sociais.
Sendo certo que a restrição calórica e as substâncias activadoras das sirtuinas são capazes de ligar” o interruptor da longevidade, muitos outros possíveis mecanismos e substancias estão por descobrir e a médio prazo este estudo poderá trazer alguma luz sobre o assunto.
Enquanto esperamos por essas respostas, façamos a prevenção das doenças com maior mortalidade, uma antioxidação eficaz, exercício físico sustentado e uma alimentação hormonalmente correcta, e já poderemos aspirar a viver mais e melhores anos!