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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qua | 18.03.09

ENSOPE O SEU SUOR!

Dr. Luís Romariz

Pode pensar o contrário, mas, beber muita água ajuda o seu corpo a manter uma temperatura estável pois induz a produção de suor. Quando faz exercício físico, a sua temperatura sobe cerca de 3ºC. Para gerir esta subida da temperatura corporal, o organismo mobiliza o seu sistema de arrefecimento natural, suando, reduzindo assim o calor extra que foi gerado. Se a água perdida não for reposta, há lugar à desidratação da qual podem advir sérias consequências para a saúde. O remédio está em consumir tanta água quanto possível e na medida do que se está a suar. A sudação não é a única forma de se perder água. Outra forma d desidratar é através da expiração, e o exercício acelera este processo. Seja cuidadoso com o nível de exercício que pratica e com a ingestão de água – deverá beber água antes, durante e após o exercício. Hidrate cada 15-20 minutos durante o exercício bebendo cerca de 1 copo com água. Ajuste a quantidade baseada na temperatura ambiente, na intensidade do exercício e na sua superfície corporal. Para protecção extra, mesmo para as pessoas mais activas, o uso regular de um anti-transpirante clínico pode ajudar a gerir a quantidade de suor e o odor corporal associado.