Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

30.04.08

PROGESTINAS


Dr. Luís Romariz

PROGESTINAS

Ou progestagénios (Provera e outros), são substitutos químicos, patenteados, da progesterona natural— mas com muitos efeitos laterais, o que não acontece com a progesterona natural.
Para mim, hormonas naturais são as substâncias com composição química espacial absolutamente igual à das hormonas que produzimos. Sejam oriundas de onde forem— plantas, laboratório, etc.
A progestina mais conhecida é a Provera, uma réplica sintética da progesterona, mas alterada quimicamente (acetato de medoxiprogesterona). São frequentemente usadas em “pílulas” contraceptivas e em comprimidos para minimizar os efeitos da menopausa. Embora pareçam evitar o crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) e poder prevenir o cancro do útero, os seus benefícios ficam por aí, tendo efeitos nocivos que a progesterona não tem. A verdade é que são drogas com muitos efeitos laterais.

Ao nível do coração anulam o efeito protector dos estrogénios e promovem o aparecimento de enfartes do miocárdio através de vasoconstrição severa.
Ao nível da mama não tem o efeito protector de cancro como tem a progesterona, havendo inclusive dúvidas se não o promove.
Ao nível do cérebro enquanto a progesterona acalma, relaxa e protege o sistema nervoso da ansiedade, depressão e alterações do humor. Pelo outro lado as progestinas danificam o cérebro.

Ao nível ósseo a progesterona aumenta a massa muscular, enquanto as progestinas a diminuem.

Ao nível do sistema renal enquanto a progesterona é diurética (faz urinar), as progestinas promovem retenção de líquidos (inchaços dos pés e mãos).

O uso destas substâncias poderá ser explicado pela arrogância humana de pensar poder fazer hormonas melhor do que o Criador, ou pela sede de lucro…

De facto, não haverá verbas para grandes estudos sobre a progesterona… como é uma substância natural, não pode ser patenteada…