Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 19.05.08

POLIFENOIS

Dr. Luís Romariz

Polifenois – Poder antinflamatório dos frutos e vegetais 
Polifenois são os fitoquímicos que para além de darem a coloração aos frutos e vegetais, também providenciam benefícios para a saúde os quais resultam das suas acções antinflamatórias e antoxidantes.
Adicionalmente, os polifenois activam a enzima (AMP kinase) a qual ajuda a restabelecer os níveis celulares de ATP (a forma de energia que utilizamos). A sua acção antinflamatória é focada na inibição de proteínas inflamatórias (cox-2 e citoquinas) que ocorrem quando o sistema imune é activado. A razão para as plantas terem grande quantidade destes compostos reside no facto de se produzir um grande número de radicais oxidantes durante o processo de fotosíntese (conversão luz solar em energia utilizável). As plantas necessitam destes compostos para se protegerem de lesões celulares. Os pigmentos vegetais, principalmente os carotenoides e os flavonoides, são os principais responsáveis por esta protecção. A pesquisa tem demonstrado que a ingestão destes compostos pode resultar em protecção semelhante, especialmente quando se ingere uma grande variedade deles.
Dentro destes compostos os mirtilos são o paradigma. Convém não esquecer o superior valor nutricional dos vegetais marinhos, nomeadamente as muitas variedades de algas comestíveis.

 

 

 

 

 

"O seu corpo é um bem precioso. Ele é o único veículo que o leva a acordar todas as manhãs. Trate-o com cuidado."

·    Não adoeça

·    Não envelheça

 

·    Não morra

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.