Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 06.01.14

O QUE DIZEM OS SEUS OLHOS

Dr. Luís Romariz

Os seus olhos permitem-lhe ver as maravilhas deste mundo, mas sabia que eles também permitem ver para dentro do seu corpo? Pois é verdade. A fundoscopia – técnica médica que avalia os vasos e outras estruturas da retina – pode dar orientações diagnósticas inestimáveis. Pode dar pistas sobre o que se passa no interior do corpo. Eis alguns exemplos:
• Hipertensão arterial: se as artérias da retina ficarem com aparência rígida, com cruzamentos ou voltas, ou tiverem uma aparência acinzentada ou acobreada, ao invés da sua coloração normal que é avermelhada, isso pode dever-se a hipertensão arterial ou a diabetes. Estas patologias podem lesar a retina – com a consequente perda progressiva da visão – causando retenção de líquidos e/ou hemorragias na retina as quais alteram a aparência na fundoscopia.
• Doença auto-imune: vasos sanguíneos bloqueados ou a inflamação de certas estruturas dos olhos podem significar doença da imunidade. Estes problemas podem causar sintomas permanentes da visão, dor, sensibilidade aumentada à luz, olhos vermelhos e inchados.
• Infecção: frequentemente, sinais de infecção viral, bacteriana ou fungal podem dar sintomas ao nível dos olhos. Por exemplo, um crescimento dentro do vítreo pode significar infecção por fungos. E se o branco dos olhos – a conjuntiva – se tornar amarelado? Pode ser sinal de infecção no fígado, ou seja, hepatite. Herpes e SIDA também se podem expressar ao nível dos olhos.
Concluindo: se notar alterações nos olhos, desde dor ou vermelhidão, ou qualquer outro sintoma, fale com o seu médico. Os seus olhos podem estar a querer dizer-lhe alguma coisa!