Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 06.01.14

ESTOGÉNIOS NOS HOMENS

Dr. Luís Romariz

O estradiol é um subproduto da testosterona o qual é produzido naturalmente no nosso corpo. Em pequenas quantidades, ajuda a regular a produção e alguns efeitos agressivos da testosterona, promovendo ao mesmo tempo a saúde cerebral, óssea e sexual. Mas quando em excesso, o estradiol pode suprimir a testosterona provocando um quadro de hipogonadismo masculino com diminuição do desempenho sexual, aumento de massa gorda, perda de musculatura, aumento da próstata e aumento do risco de doença cardiovascular. Infelizmente, este é o quadro que actualmente enfrentamos. A combinação do nosso estilo de vida e as más escolhas alimentares do dia a dia, aliadas ao uso de medicamentos e de poluentes estrogénicos como o BPA dos plásticos ou da água, são uma das causas de elevação do estradiol. Na realidade, vemos homens com mais estrogénios do que as mulheres, e à medida que estes sobem a testosterona desce, causando aumento das mamas nos homens! E é esta elevação do estradiol que causa o desequilíbrio na relação T/E e comuta o estado anabólico para catabólico. A relação ideal será de 50:1, sendo a testosterona medida a sua fracção livre. Mas podemos intervir positivamente nesta relação:
• Emagrecendo! As células de gordura, especialmente as da barriga, produzem estrogénios por conversão da testosterona. Elimine o álcool, o trigo, os lacticínios comerciais (têm hormonas), a soja e os açúcares especialmente sob a forma de sumos ou refrigerantes.
• Reduza a exposição aos plásticos, e nunca os aqueça com alimentos. Não use garrafas de plástico com água, especialmente no Verão.
• Reduza ou elimine os medicamentos como os inflamatórios, estatinas, anti-hipertensores, e antidepressivos.
• Aumente a ingestão de crucíferas como os brócolos, as couves, e o aipo. Estes vegetais têm compostos que eliminam os estrogénios. Considere suplementar a alimentação com DIM.
• Optimize os níveis de vitamina D, bem como dos ómega-3.
• Optimize os níveis do zinco, pois funciona como inibidor da aromatase (enzima que converte testosterona em estradiol).
• Faça exercício físico.
Concluindo: enquanto a testosterona é a hormona dos masculina, um pouco de estrogénio é necessário para compensar e fazer de nós verdadeiros machos!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.