Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 12.09.13

FRUTOSE: VENENO OU NÃO?

Dr. Luís Romariz

 

Muito se tem falado de venenos, mas afinal o que é um veneno? O interessante é que há várias teorias sobre o que faz de uma substância um veneno, nomeadamente:

  • “Químico perigoso, natural ou artificial, o qual entra na corrente sanguínea através da pele, dos pulmões, ou da boca, e que é transportado ao fígado, que é o órgão primário de desintoxicação”.

O fígado tenta desintoxicar o químico criando metabolitos que possam ser solúveis em água e excretados na urina ou nas fezes. Desta forma, para classificarmos a frutose como um tóxico, é preciso que se cumpram os passos descritos anteriormente. A frutose é um açúcar presente nos frutos, distinto da glicose, que não requer a presença de insulina para entrar nas células, e que uma vez dentro delas pode ser usado para a produção de energia. O grande problema que a frutose coloca à nossa saúde tem a ver com a quantidade, pois mais do que15 gramaspor dia torna-se deletério. Actualmente, os fabricantes de alimentos (refrigerantes) adicionam frutose em grandes quantidades, pois é barata e intensamente doce. A frutose é metabolizada no fígado, tal como a maioria dos venenos, como o álcool por exemplo. O fígado começa por retirar fosfato da nossa molécula de energia, o ATP, e adiciona-a à frutose. O resultado é frutose-1 fosfato e ADP. Este último, uma vez que este processo consome enormes quantidades de ATP, tem dificuldades em ser reconvertido a ATP. É como se uma pilha recarregável fosse de tal maneira exaurida de energia, que já não fosse possível carrega-la. Sem fosfatos a metabolização do ATP gera ácido úrico, o qual causa a gota e hipertensão arterial por inibir a produção de óxido nítrico, o qual dilata as artérias. Não se esqueçam, isto acontece apenas com a ingestão de um refrigerante por dia, que contenha xarope de frutose. Mas, o que acontece à frutose-1 fosfato? Alguma é transformada em piruvato e utilizada na produção de energia, mas a maioria é convertida em triglicéridos, que são os vilões das gorduras e dos ataques cardíacos! Assim, o veredicto quanto à frutose ser ou não um veneno, seja você o juiz!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.