Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Ter | 02.07.13

O SOL NOSSO DE CADA DIA!

Dr. Luís Romariz

As ideias errôneas podem ser fatais. Se pensa que se pode deitar e expor ao sol, desde que esteja coberta por protetor solar, a ciência indica que está mortalmente errada! Cada vez mais, os estudos médicos apontam para o facto de que nenhum protetor solar evita o fotoenvelhecimento.

Mesmo que opte por evitar o banho de sol, a exposição diária normal (cerce de 30 minutos semanais) provoca este tipo de envelhecimento da pele. De facto, a exposição solar do dia-a-dia é causa de envelhecimento. Basta comparar as mãos com a pele de uma zona que nunca esteja exposta, como as nádegas por exemplo.

Com o início dos longos dias solares típicos do Verão, ao que se soma a progressiva depleção da proteção terrestre da camada de ozono, proteger a pele contra os efeitos da radiação solar deve ser uma tarefa prioritária. À medida que aumenta a incidência dos cancros cutâneos e do fotoenvelhecimento a níveis epidémicos, tomar iniciativas preventivas passa a ser de importância capital.

Mas também é um facto que precisamos dos raios UVB (os UVA são cancerígenos) para fabricarmos vitamina D. Então pode ser boa opção uma exposição solar de 30 minutos diários sem proteção, excetuando as zonas mais sensíveis ao fotoenvelhecimento (rosto, colo, dorso da mãos). Concomitantemente, fazer uma boa hidratação com água – preferencialmente alcalina – ingerir um grama de óleo de peixe às refeições, suplementar com astaxantina 8 mg dia e muita laranja.

Boas férias!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.