Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 11.04.13

COMO CHEGAMOS A ISTO?

Dr. Luís Romariz

A poluição, natural ou artificial, é a acumulação ambiental de químicos cuja quantidade se torna incompatível com a sua reciclagem pelos ecosistemas. O tipo ais preocupante de poluição é aquele em que os tóxicos se acumulam nos tecidos dos seres vivos. Após um certo tempo … que invariavelmente é demasiado longo para a nossa percepção, estes tóxicos favorecem o aparecimento de patologias mais ou menos graves, cuja causa passa invariavelmente despercebida aos profissionais de saúde. Embora a sua identificação e doseamento sejam difíceis, há actualmente técnicas capazes de os detectar e quantificar. Claro que como dizia Paracelso, “a dose faz o veneno”. Na maioria dos casos o problema reside nas doses baixíssimas, mas repetidas. Infelizmente, o número destas moléculas consideráveis como tóxicos, não pára de crescer: PBC e pesticidas e dioxinas (entretanto proibidos); Bisfenois dos plásticos, os clássicos chumbo, mercúrio e alumínio; o cloro, o flúor e o bromo; os petroquímicos; tintas, detergentes e resinas alimentares; revestimentos de utensílios de culinária, acabamentos de mobiliário e insecticidas; perfumes e cosméticos; adoçantes; etc. Os tóxicos causam stress oxidativo que é um processo ligado ao desequilíbrio entre a produção e a neutralização dos radicais livres, num processo comparável á produção de ferrugem.

Cada vez mais a comunidade científica tem maior consciência da importância da flora intestinal e da sua contribuição para a nossa saúde. Sem ela seríamos doentes e provavelmente pereceríamos! Mas a maior parte das pessoas não tem essa consciência e maltrata os microrganismos da nossa flora, seja através da ingestão de álcool, de outros tóxicos alimentares ou da toma indiscriminada de antibióticos. A alimentação e o ambiente afectam a qualidade da flora intestinal, e é necessário repô-la através de:

 

  • Ingestão de vegetais fermentados
  • Iogurte
  • Kefir
  • Suplementos de probióticos

 

Uma das razões para estes serem tão importantes é o facto de conterem lactobacilos que têm benefícios para a nossa saúde, os quais vão desde a manutenção/perda de gordura até ao aumento da imunidade. Os alimentos industrialmente processados, os muito cozinhados e os que contêm antibióticos são um desafio à saúde. Assim, evite:

 

  • Antibióticos
  • Agua com cloro
  • Sabonetes e afins com capacidade de esterilização
  • Químicos agrícolas
  • Poluição

 

 

 

O tempo gasto a escolher criteriosamente os alimentos que compramos, é na realidade tempo e doenças poupados.

Pense seriamente em fazer um programa de desintoxicação!

1 comentário

Comentar post