Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

13.01.13

PERI-MENOPAUSA


Dr. Luís Romariz

Nos anos que precedem a menopausa (perimenopausa) os ciclos menstruais que eram certos como um relógio, tornam-se erráticos. As hemorragias podem ser menos intensas ou mais profusas do que o usual— embora as mulheres não estejam oficialmente na menopausa até terem 12 meses consecutivos sem período. Ciclos erráticos são um sinal de ovulações erráticas levando a altos e baixos nos estrogénios e principalmente na progesterona. Há ciclos longos – 2 ou 3 meses sem menstruação – ou ciclos curtos – menstruação 10 a15 dias após a última vez. Isto reflecte os altos e baixos (tipo montanha russa) na produção dos estrogénios.

Quando os ovários começam a falhar, falha a produção de hormonas e o cérebro também; esquecimentos (como disse que se chamava?) e pensamento turvo, confusão mental e alterações do humor são comuns bem como os calores e suores nocturnos, depressão, aumento de peso e desinteresse sexual – por muito que se ame o parceiro.
Claro que nem todas as mulheres têm todos estes sintomas, mas a maioria deles é comum. E o grau de descontentamento é directamente proporcional ao grau de desequilíbrio hormonal. Nem sempre as mulheres obtêm a melhor resposta para as suas aflições. Muitas das vezes a proposta é na forma de uma “pílula”. Uma coisa é certa, todo este quadro é reversível – com hormonas bioidênticas – podendo fazer dos anos seguintes os melhores anos da vida.

4 comentários

Comentar post