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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 11.11.12

DIABETES vs EXERCÍCIO FÍSICO

Dr. Luís Romariz

O exercício físico é uma parte fulcral para prevenir a diabetes. Então, e se já tivermos diabetes tipo 2? A primeira coisa a fazer é reduzir drasticamente a ingestão de tudo o que se possa transformar em açúcar (glicose), de forma a poder optimizar a medicação e o tratamento da doença. Nunca é tarde para cortar no açúcar, no entanto é bom não esquecer a importância do exercício físico, uma vez que o maior consumidor de açúcar é o músculo, faz sentido aumentar o nível de exercício físico para melhorar a diabetes. É espantosa a capacidade que o exercício físico tem para melhorar o controlo glicémico. Quando consultei o Hugo ele tinha 320 mg/dl de glicose, sendo o normal entre 72 e 108. Disse-lhe que devia evitar os HC de elevado índice glicémico e apostar no exercício físico. Ele levou o conselho muito a sério. No principio mal conseguia andar3 km, quanto mais corer. Em pouco tempo consegui andar6 kmnos quais fazia alguns períodos de 30 segundos de corrida. Iniciou também metformina antes das refeições. Após poucas semanas iniciou natação e bicicleta. A sua glicemia caiu para 155 mg/dl e estava a melhorar rapidamente. Perdeu 5 quilos de peso corporal e uns centímetros de barriga. Após mais quatro meses tinha glicemias de 108 e baixou-se a dose de metformina para metade. Entretanto, consegui convence-lo a fazer uns exercícios de musculação. A sua condição física actual é óptima, e as suas glicemias estabilizaram nos 97 mg/dl. Apenas com cerca de 20 minutos de treino aerobico e 10 minutos de treino com pesos consegue-se um milagre!

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