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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Qui | 20.09.12

CONTROLE O AÇÚCAR

Dr. Luís Romariz

A manutenção dos níveis de açúcar no sangue pode ser muito mais fácil do que se pensa se comermos os alimentos certos. O grande problema é o facto das pessoas estarem habituadas a comer alimentos que aumentam imenso o açúcar, dificultando o controlo da glicemia e favorecendo o aparecimento de picos glicémicos fatais. Portanto, o grande desafio no tratamento da diabetes pode ser apenas memorizar quais os alimentos que se devem ou não se devem comer! Tenham consciência que os alimentos proibidos põem a vida das pessoasem risco. As elevações do açúcar favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares, cancro, Alzheimer e morte prematura. O índice glicémico (IG) que mede a velocidade de transferência do açúcar de um alimento para a corrente sanguínea, dá uma boa ideia de quais os alimentos proibidos e os permitidos. É da fácil acesso na Internet e é um bom instrumento na gestão do peso e glicemia. Alimentos a evitar:

 

  • Doces
  • Pão de qualquer tipo
  • Batatas
  • Cereais
  • Açúcar e todas as suas formas (mel, melaço, agave, etc)
  • Sumos, mesmo que naturais e caseiros
  • Pizza
  • Bolachas de qualquer tipo e feitio

 

Há centenas de alimentos com baixo IG à espera de serem descobertos: bagas, mostardas, leguminosas, brócolos, tomates e frutos secos. Obviamente que a base da alimentação deve incidir na carne, peixe, ovos e marisco. A manutenção dos níveis de açúcar no sangue pode ser muito mais fácil do que se pensa se comermos os alimentos certos. O grande problema é o facto das pessoas estarem habituadas a comer alimentos que aumentam imenso o açúcar, dificultando o controlo da glicemia e favorecendo o aparecimento de picos glicémicos fatais. Portanto, o grande desafio no tratamento da diabetes pode ser apenas memorizar quais os alimentos que se devem ou não se devem comer! Tenham consciência que os alimentos proibidos põem a vida das pessoas em risco. As elevações do açúcar favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares, cancro, Alzheimer e morte prematura. O índice glicémico (IG) que mede a velocidade de transferência do açúcar de um alimento para a corrente sanguínea, dá uma boa ideia de quais os alimentos proibidos e os permitidos. É de fácil acesso na Internet e é um bom instrumento na gestão do peso e glicemia. Alimentos a evitar:

 

  • Doces
  • Pão de qualquer tipo
  • Batatas
  • Cereais
  • Açúcar e todas as suas formas (mel, melaço, agave, etc)
  • Sumos, mesmo que naturais e caseiros
  • Pizza
  • Bolachas de qualquer tipo e feitio

 

Há centenas de alimentos com baixo IG à espera de serem descobertos: bagas, mostardas, leguminosas, brócolos, tomates e frutos secos. Obviamente que a base da alimentação deve incidir na carne, peixe, ovos e marisco. Se um alimento tiver mais de 16 gramas de hidratos de carbono por cada dose, tenha cuidado – especialmente se for um sumo, o qual é rapidamente digerido.

 

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