Consultas em Lisboa
Consultas de Saúde da Mulher (hormonas bioidênticas) e Saúde do Homem:
Marcações pelo
Tel. 911 506 033
Para aceder aos cosméticos biológicos clique na imagem à esquerda
Segunda-feira, 30 de Abril de 2012
Por definição, uma caloria é a quantidade de energia necessária para fazer subir em um grau a temperatura de um grama de água. Isto faz-se em laboratório num aparelho chamado calorímetro. Ora a maneira como se queima os nutrientes é completamente distinta consoante é efectuada num calorímetro ou no nosso corpo. Na realidade as calorias não são todas iguais. Vejamos alguns exemplos: a ingestão de 100 calorias de proteína obriga a um gasto energético de 30 calorias para as transformar dentro do nosso organismo. Restam então 70 calorias, e estas não têm a capacidade de libertar insulina – a hormona do armazenamento. Já se as calorias forem provenientes de gordura, para além de também não interferirem nos processos de armazenamento, são altamente saciantes. Todos sabemos que uma refeição gorda nos faz ficar sem fome durante muito tempo. O caso dos hidratos de carbono é completamente inverso. A ingestão dos HC faz libertar insulina, e o excesso de glicose oriundo da sua transformação é convertido a triglicéridos que se depositam nas artérias, nas vísceras e nos inestéticos “pneus”. O pior de todos os HC é a frutose pois quase toda é convertida pelo fígado em gordura, lesando o fígado – fígado gordo – com a continuação do processo. Daí devermos evitar os sumos (mesmo os caseiros feitos com fruta) e os refrigerantes. O álcool enferma de um processo similar. Segundo a investigação cientifica de ponta nós estamos preparados para consumir um máximo de15 gramasde frutose por dia, o que se encontra em média em duas peças de fruta. Assim, parece acertado ingerir uma peça de fruta – é conveniente variar – às refeições. Raramente temos o hábito de comer frutos secos, e no entanto são extraordinariamente saudáveis. Agora que se avizinha o tempo de por o corpo em evidência, devemos ter muito cuidado com o que comemos de maneira a estarmos em boa forma e livres de doenças como a obesidade, diabetes, cardiovascular, etc. É que as calorias não são todas iguais ...
De António a 30 de Abril de 2012 às 23:55
Boa noite, dr. Romariz.
Numa refeição qual é, em percentagem, a proporção ideal de HD, proteína, gordura e verdura?
António
Eu sou apologista de uma dieta com 40% proteina + 40% gordura e 20% HC de baixo indice glicémico (vegetais e fruta)
De sidinei a 28 de Março de 2014 às 22:37
Verifico que tem muitas perguntas sem serem respondidas,
de homens que lhe acompanham no seu blog.
Ha que se dedicar mais a este blog caro dr.
Nao leve como critica, mas o sistema de saude precario,as
pessoas nescessita de um ombro amigo.
E a palavra resposta vem de responsabilidade.
Qto mais resposta mais responsabilidade temos.
Obrigado
Sidinei
De Anónimo a 1 de Maio de 2012 às 11:50
"... Mais de 10 semanas, 16 voluntários em uma dieta rigorosamente controlada, incluindo altos níveis de frutose, produzidas novas células de gordura em torno de seu coração, fígado e outros órgãos digestivos. Eles também mostraram sinais de processamento de alimentos anormalidades ligadas à diabetes e doenças cardíacas. Outro grupo de voluntários sobre a mesma dieta, mas com frutose glicose de açúcar substituindo, não tem esses problemas ", relatou cientistas da UC Davis.
http://healthfreedoms.org/2012/04/30/human-metabolism-negatively-impacted-by-high-fructose-corn-syrup/
De Sara a 25 de Maio de 2012 às 16:45
Boa tarde Dr. Romariz
Tenho 43 anos e desde nova que o meu peso anda à volta dos 51 - 54 Kg , não tendo sofrido grandes oscilações. No entanto, e infelizmente desde há uns 3 meses para cá tenho vindo a aumentar de peso, sem conseguir emagrecer uma grama, apesar dos esforços que faço nesse sentido, e que são muitos.
Sei também que a partir dos 40 o metabolismo é mais lento, por isso existe mais dificuldade em perder peso.
Pelos sintomas que venho tendo de há uns tempos até esta data, sei que os meus níveis hormonais devem andar um pouco descontrolados, pois tenho calores, deficit de memória, cansaço, e problemas de ansiedade.
Gostaria de saber se utilizando a terapia hormonal bioidêntica resolveria o meu problema de peso, e os sintomas relacionados com a pré-menopausa?
Claro que sim. Os seus sintomas têm a ver com o climatério.
Comentar post