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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 27.02.12

COMO DORMIR MAIS PROUNDAMENTE

Dr. Luís Romariz

O sono REM (fase de sono profunda com movimentos rápidos dos olhos) ajuda a aumentar a memória e apaga o stress desse dia. Esta fase do sono é na realidade um dos grandes remédios do stress e um calmante cerebral. De facto, estudos recentes sobre o sono sugerem que a sensação alucinante após uma noite sem dormir é causada por neurónios agitados que não tiveram o seu descanso. Obter um máximo de sono REM é a melhor maneira de evitar o que o bloqueie, e os maiores bloqueadores são os medicamentos. Qualquer fármaco que afecte o cérebro diminuirá o sono REM, incluindo os ansiolíticos, os anti-depressivos, os hipnóticos (para dormir), os anti-alérgicos, os anti-álgicos, medicação beta bloqueante e os estimulantes, café e álcool incluídos. A melatonina, também chamada hormona do sono, é segregada pelo cérebro em resposta à escuridão. A sua deficiência pode diminuir o sono REM, e a toma de suplementos de melatonina pode aumentar o sono REM. Claro que os hábitos de higiene do sono como o exercício físico e a nutrição adequada são um bom complemento. As pessoas com mais de 60 anos são maioritariamente insuficientes em melatonina, Quem tem alterações dos ritmos circadianos – pessoas que dormem de dia, ou viajantes intercontinentais – tira bom proveito da suplementação com esta hormona. No entanto devo alertar para o facto de que mais não é melhor. As doses normais estão compreendidas entre 0.3 e 1 mg, raramente sendo necessário aumentar as doses. Se isto for feito deverá ser por curto período, voltando imediatamente à dose de manutenção.

 

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