Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

21.11.11

SUPER CAROTENO


Dr. Luís Romariz

A astaxantina que é extraída das algas é a razão da cor dos flamingos e dos salmões, sendo reconhecida como um dos mais potentes antioxidantes. Embora faça parte da família dos carotenos, a astaxantina tem propriedades únicas que a colocam numa classe à parte. Por exemplo, não pode nunca funcionar como pró-oxidante, pelo que é um caso de sucesso como antioxidante. É capaz de proteger a plenitude da células, quer a parte hidrosolúvel, quer a liposolúvel, pelo que protege bem da lesão oxidativa nomeadamente ao nível da pele., Ao contrário dos outros carotenos, é difícil obter a quantidade necessária apenas através da alimentação, pois seria preciso comer375 gramasde salmão para obter os 4 mg que normalmente se encontram nas cápsulas de suplementação. Os benefícios incluem a protecção contra a degeneração macular (a causa mais comum de cegueira), inflamações, queimaduras solares e prevenção de rugas e melhoria da saúde cerebral. O único efeito secundário conhecido da astaxantina é poder dar uma ligeira coloração rosada à pele, o que em certos casos pode ter um efeito cosmético benéfico. Isto não é razão para não considerar fazer uma suplementação com astaxantina e usufruir das suas super-capacidades:

  • É o mais potente antioxidante carotenoide, cerca de 65 vezes mais potente do que a vitamina C, 54 vezes mais do que o beta-caroteno e 14 vezes mais potente do que a vitamina E.
  • É o mais efectivo carotenoide a neutralizar o oxigénio simples (oxigénio singlet) o qual é fonte de perigosa oxidação.
  • A astaxantina atravessa a barreira hemato-encefálica o que faz dela um poderoso antioxidante cerebral, reduzindo o risco de cataratas, degeneração macular e demência.
  • É um potente neutralizante dos raios UVB e reduz a lesão no ADN provocada pelos raios solares UVA.
  • É um anti-inflamatório potentíssimo.
  • Como não se pode tornar num pró-oxidante, pode ser tomado em largas doses.
  • Protege quer a parte aquosa, quer a parte gorda das células.