Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 29.12.08

DOMINÂNCIA ESTROGÉNICA

Dr. Luís Romariz

A pedido do Dr. Rogério (Brasil) passo a explicar esta questão, embora esteja contida em vários dos posts já editados.

Há 3 situações em que pode haver um a preponderâcia dos estrogénios em relação às outras hormonas - progesterona ou testosterona - o que pode ser muito maléfico para o nosso organismo:

  • No homem, a partir dos 40, a testosterona é mais transformada em estrogénios, o que pode levar ao cancro da próstata.
  • Na mulher a partir dos 30 há perda parcial de progesterona, ou até total quando há ciclos anovulatórios. Na menopausa há uma dominância por falta praticamente total de progesterona. Isto pode levar a cancro ginecológico e da mama.
  • Em todas as idades somos sujeitos à exposição absurda e abusiva de xenoestrogénios presentes nos plásticos (nunca os leve ao calor ou microndas), nos pesticidas, na soja,  e nos derivados do petróleo entre outros.

Como nos podemos defender disto? Se nos primeiros dois casos é fácil medir as hormonas implicadas e proceder à sua modulação, no caso dos xenoestrogénios o assunto é de dificil solução. Teremos que exigir produtos biológicos e legislação muito mais restrictiva.

Mas infelizmente estamos diariamente a eles expostos, e mudar a sociedade de consumo é uma tarefa ciclópica...

Espero ter alertado para este problema, e agradecia ao Dr. Rogério que me enviasse o seu mail para au poder ertrar em contacto.