Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Ter | 30.08.11

ENDOMETRIOSE

Dr. Luís Romariz

Esta é uma doença devastadora, dolorosa, com repercussão na fertilidade, e que consiste na presença de pequenas ilhas de tecido endométrio em localizações aberrantes. Estas podem aparecer na parede do útero, ovários e trompas de Falópio.

Menos frequentemente podem aparecer nos intestinos e noutras localizações pélvicas, e é raríssimo aparecer nos pulmões. Sendo constituídas por endométrio respondem igualmente aos estímulos hormonais, crescendo com o ciclo hormonal e sangrando no fim deste, causando dor considerável logo no inicio da menstruação e não subsistindo para alem desta. Embora se desconheça a causa desta doença, ela parace ser  de aparecimento contemporâneo; provavelmente ligado à actual diminuição das gravidezes. Tipicamente desaparece com a gravidez – quando há fertilidade associada – e reaparece após o parto. Há três abordagens possíveis no tratamento desta patologia algo frequente em Portugal – cerca de 700 000 mulheres – a saber:

  • Cirúrgica
  • Indução da menopausa
  • Hormonal química
  • Hormonal com hormonas bioidênticas

É esta que mais nos interessa, nomeadamente a utilização da progesterona natural que tem óptimos resultados nesta patologia, chegando inclusive a permitir a gravidez em muitos casos.

Simula-se um nível de progesterona próximo do que ocorre durante uma gravidez, e depois de estabilizados vão-se diminuindo aos poucos até ao mínimo eficaz possível.

2 comentários

Comentar post