Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Sab | 06.08.11

MISTÉRIOS DA FIBROMIALGIA/ALIMENTAÇÃO

Dr. Luís Romariz

Poderão os alimentos aliviar os sintomas da fibromialgia? Muito provavelmente sim. Mas a completa evidência científica ainda não foi provada. No entanto estes sugerem que alguns alimentos podem beneficiar a maioria dos doentes com esta patologia. Assim, sintomas fibromiálgicos como a dor, fadiga, e outros, poderão ser minorados através da alimentação.

O stress oxidativo – processo de lesão celular através dos radicais livres – é sempre mais elevado nos doentes com fibromialgia do que no resto da população e pensa-se que tenha um papel decisivo na implementação desta patologia. Desta forma a ingestão de fruta e vegetais pode ser uma atitude inteligente para quem sofre de fibromialgia, bem como uma alimentação a mais crua possível. Também se comprova que os óleos ómega-3 têm uma interferência positiva na doença nomeadamente ao nível da dor, pelo que a ingestão de sardinha e salmão pode ser benéfica.

Convém não esquecer uma das principais causas da fibromialgia, a insuficiênciaem vitamina D.Bastafazer uma análise ao 25OH-colecalciferol e suplementar com a vitamina na ausência de exposição solar.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.