Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 07.12.08

OBESIDADE E CANCRO

Dr. Luís Romariz

O resultado de uma sondagem de 1205 adultos revelou que a maioria sabia que o excesso de peso está relacionado com a diabetes e a doença cardíaca, mas apenas 25% dessas pessoas sabia que o risco de cancro estava igualmente aumentado. Um aumento de apenas 3 kg por decada pode contribuir para aumentar o risco de cancro de acordo com o Dr.George Bray, professor de medicina na Universidade da Louisiana.

Mais de 500.000 pessoas morrerão este ano nos EUA por causa de cancro, diz a Sociedade Americana de Cancro. A Organização Mundial de Saúde estima que ¼ esteja relacionado com a obesidade e o sedentarismo. Os obesos estão mais propensos a cancro do esófago, do colon, da próstata e dos rins.

Os mais propensos são os que aumentaram cerca de 10 kg de peso a partir dos 20 anos. As células de gordura ou adipócitos actuam como bombas hormonais produzindo altos níveis de estrogénios ao mesmo tempo que aumenta a insulina, contibuindo ambos para a proliferação celular que poderá degenerar em cancro.

Devemos pois, por questão de pura sobrevivência, lançar mão de todos os instrumentos que nos possam fazer perder gordura de uma forma saudável.