Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 07.12.08

DEVEMOS TOMAR DIARIAMENTE UMA ASPIRINA?

Dr. Luís Romariz

Muita gente toma diariamente uma aspirina na tentativa de prevenir a doença cardiovascular. A evidência científica mostra claramente que a aspirina melhora a função das artérias reduzindo a possibilidade de se formar um coágulo sanguíneo.
Mas agora compreendemos que as dose baixas de aspirina ajudam a libertar das membranas celulares umas hormonas chamadas resolvinas e protectinas, que conforme o nome destas últimas fornecem protecção cardiovascular. Mas para que isto suceda em plenitude é necessário um bom aporte de EPA, isto é de ómega-3.
O Dr. Gary S. Francis, M.D., director do Coronary Intensive Care Unit at the Cleveland clinic, acredita que mesmo tendo um risco diminuto de doença cardiovascular os benefícios de tomar aspirina excedem os potenciais efeitos secundários. Obviamente que se há patologias como a diabetes ou aumentos dos marcadores de risco coronário,  esta ingestão nem se discute. Eventualmente poderá ajudar a diminuir a intensidade de um evento cardíaco ou “trombose”, se mastigarmos uma aspirina quando pensamos que poderemos estar a ter um destes ataques.
Assim, qual é a última palavra? Devemos tomar uma aspirina bebé para nossa protecção, mesmo na ausência de marcadores de risco?
Tome a sua decisão sabendo que eu e a maioria dos meus colegas cardiologistas tomamos uma diariamente!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.