Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 07.12.08

FALTA DE POTÁSSIO LIGADA À HIPERTENSÃO ARTERIAL

Dr. Luís Romariz

A ingestão de pouco potássio pode ser tão prejudicial para o desenvolvimento de hipertensão arterial como o excesso de sódio (sal), segundo um estudo com 3.300 doentes recentemente publicado. Esta, é uma das causas majores da doença cardíaca e dos AVC (tromboses cerebrais).

"Quanto mais baixo for o potássio na urina, mais baixo terá sido a sua ingestão, e mais alta será a tensão arterial," revela a autora do estudo, a Dra. Susan Hedayati,  médica do Southwestern Medical Center at Dallas da Universidade do Texas. "Este efeito é mais marcante do que o produzido pela ingestão de sal."

Esta ligação entre a tensão arterial e um potássio baixo é ainda mais evidente quando nos dados do estudo são contabilizados outros factores de risco cardiovascular tais como a idade, a raça, o colesterol elevado, a diabetes e o acto de fumar.

Entretanto, os pesquisadores tentam convencer as pessoas a consumir mais potássio e menos sal.
"Alimentos ricos em potássio incluem  frutos como as bananas, os citrinos e os vegetais," Hedayati disse. "Consumindo uma grande quantidade destes alimentos pode contribuir para baixar a tensão arterial, e consequentemente a doença cardiovascular."

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.