Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 17.07.11

TRATAMENTOS ESTÉTICOS 9

Dr. Luís Romariz

Quanto aos cuidados estéticos corporais prestados nos centros de estética, estes centram-se especialmente na silhueta e no aspecto da pele, socorrendo-se da aplicação de lamas/argilas, banhos com algas, chocolate, e mais recentemente vinho, para conseguir refirmar, alisar e amaciar a pele. Mas os meios mais modernos e especialmente mais técnicos, mantêm-se não invasivos (são aplicados ao exterior da pele) e têm sempre como objectivo resolver a infame celulite.

Torna-se pois necessário explicar o que é a celulite. Trata-se de uma condição que apenas afecta as mulheres e que consiste na deposição excessiva de gordura – imediatamente abaixo da pele – quer por aumento do tamanho dos adipócitos (células de gordura) quer por aumento no seu número. Isto aliado ao tipo de “travejamento” elástico próprio da mulher leva a uma compressão com comprometimento da microcirculação – iniciando uma inflamação crónica – e a um excesso de deposição vertical que empurra a pele provocando o característico aspecto em “pele de laranja”. A celulite tem origem genética, hormonal e ambiental (má alimentação, falta de exercício, etc.) sendo exacerbada pelo peso e pelo consumo excessivo de açúcares. Podemos melhorar a celulite, mas dificilmente a poderemos erradicar. Há vários graus de celulite desde a situação em que a pele de laranja só aparece com a pressão, até ao caso mais grave em que a pele se apresenta com relevo, dura e espessa. A celulite não tem nada a ver com a retenção de líquidos nas pernas, embora a insuficiência circulatória veno-linfática se possa associar. São propostos vários tipos de tratamento:

A endermologia é o tratamento da celulite melhor conhecido com efeito “palpar-rolar” ou “depressão-aspiração” que numerosos fabricantes utilizam em diversos aparelhos. Depois de muitos anos impôs-se como referência junto das esteticistas. O seu principio de acção baseia-se num estiramento da fibrose, num aumento da circulação local com drenagem associada e com diminuição do volume dos adipócitos por massagem directa. Tem alguma eficácia no imediato, mas revela-se desastrosa a longo termo pois provoca mais inflamação e fibrose – por agressão mecânica repetida. Nunca se deve tratar o grau mais leve (pele de laranja apenas visível com a pressão), sob pena de iniciar uma verdadeira celulite.

A cinesiterapia “palpar-rolar” porque é muito suave tem indicação nesta patologia.

Cont.