Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

11.07.11

TRATAMENTOS ESTÉTICOS 4


Dr. Luís Romariz

Falemos agora acerca dos cuidados de medicina estética prestados no consultório médico. A medicina estética vai poder actuar mais activamente do que a esteticista, graças a técnicas e a produtos médicos específicos. Ela tem a possibilidade de injectar directamente as substancias activas obtendo assim eficácia nitidamente superior em relação aos tratamentos cosméticos. Isto não significa negligenciar os cuidados cosméticos que são complementares num quadro de abordagem global. Podemos distinguir dois tipos de tratamentos: tratamentos pontuais e tratamentos de manutenção.

Os tratamentos pontuais têm por objectivo corrigir as rugas e os sulcos, e/ou restaurar o volume do rosto. Os produtos utilizados são injectados com agulhas finíssimas o mais superficialmente possível na zona a tratar. O tratamento pontual das rugas visa restabelecer a harmonia do rosto, corrigindo os exageros inestéticos. Não deverá nunca alterar a expressão natural da face, permitindo a penas como comentários “estás com boa cara” e nunca “nem te reconhecia”. O preenchimento e correcção de volumes podem ser feitos por produtos permanentes:

  • Silicone – apenas para próteses mamárias – que é um óleo mineral
  • Micro partículas sólidas, de origem química e postas em suspensão num liquido mais ou, menos gelificado de forma a facilitar a sua injecção. Normalmente são derivados do acrilato que se injectam profundamente junto ao osso, de forma a dar volume.
  • Geles de (poli) acrilamida. São produtos de origem sintética, utilizados na indústria alimentar. Destinam-se a “insuflar” os tecidos por cima da sua injecção. São vulgarmente considerados como “endopróteses injectáveis”, não sendo produtos de preenchimento de rugas.

Dentro dos produtos não permanentes devemos considerar os lentamente absorvíveis e os reabsorvíveis:

  • Ácido proláctico, é um produto sintético que tem mais acção estimulante do que de preenchimento. È direccionado para injecção junto ao osso de forma a corrigir volume. È de reabsorção muito lenta, permanecendo durante anos.
  • Polímeros de fosfato de cálcio, também são destinados a corrigir volumes, despoletando também uma estimulação dos tecidos.
  • Dextranos, são como contas de açúcar as quais são degradadas e eliminadas muito lentamente.
  • Álcool polivinílico, é um sintético lentamente degradado pelo nosso organismo e substituído por colagénio. A sua injecção necessita de uma grande esterilização.
  • Polietileno (glicol acrilato), é o mais recente dos produtos reabsorvíveis e é um hidrogel totalmente sintético. Será eliminado pelos intestinos e a sua permanência é de cerca de 3 anos.
  • Colagénio, é uma proteína animal de sustentação de tecidos. Pode dar reacções alérgicas, actualmente substituído com vantagem pelo HÁ
  • Ácido hialurónico (HÁ), é a molécula mais interessante do mundo da estética. Teoricamente não é alergénico, fazendo parte dos tecidos vivos, necessita de uma reticulação para não ser rapidamente reabsorvido – o que acontece propositadamente nos casos de mesolift -  durando cerca de 12 meses em média. È a “escolha acertada” quer para lift’s, quer para preenchimentos de rugas ou de volumes.
  • Agarose, é um polissacárido (açúcar) que na presença de agua produz um gel incolor que apenas é degradado pelos glóbulos brancos, razão pela qual permanece muito tempo no corpo.
  • Gordura, mais propriamente auto-gordura, é usada para preenchimentos sem riscos de alergias. Necessária intervenção cirúrgica.
  • PRP, plasma rico em plaquetas, obtido do soro do próprio paciente, é por definição não-alérgico e usa os factores de crescimento e renovação contidos nas plaquetas para rejuvenescer e reparar a área infiltrada.

De todos estes, parece-me mais sensato usar os produtos lentamente reabsorvíveis, e dentro destes o HÁ por haver uma enzima que em caso de necessidade – dosagem em excesso – prontamente o degrada.