Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Seg | 20.06.11

INGREDIENTES SINTÉTICOS A EVITAR

Dr. Luís Romariz

São ingredientes comuns em produtos para a pele e ou cabelo, e que têm acções potencialmente muito nocivas para a nossa saúde:

  • Lauril Sulfato de Sódio (Sodium Lauryl/Laureth Sulphate). Utilizado em champôs por causas das suas capacidades detergentes e de fazer espuma. É sabido causar irritação nos olhos e na pele, reacções alérgicas, descamação do couro cabeludo (pseudo caspa) e perda de cabelo. É incluído muitas vezes como produto natural frequentemente como derivado do coco, mas não se deixem enganar – é um químico e sem semelhança a qualquer constituinte do coco. Cre-se que quebra a estrutura do cabelo, tal como fazem os detergentes das lavandarias. Com o tempo torna o cabelo quebradiço, seco e fraco.
  • Propileno Glicol (Propylene Glycol). A versão quimica mais barata consiste em petroquimicos sinteticos e é usado como hidratante. Sabe-se que pode provocar alergias cutâneas e ter bastante toxicidade.
  • Fragrâncias sintéticas. Nos rótulos pode apenas aparecer “fragrância”. Contudo não há como saber quais os químicos contidos nessa fragrância. Os problemas mais comuns incluem manchas e ruborizações, dores de cabeça, tosse, hiperpigmentação, tonturas, e irritação cutânea. Pode-se perguntar porque é que as companhias produtoras não usam simplesmente as fragrâncias naturais? A resposta é simples … são mais baratas.
  • Corantes sintéticos. Crê-se que estes possam ser agentes causadores de cancro. Sim, fazem parte de muitos produtos atractivos de cremes e de maquilhagem. Mas, a que custo?
  • Trietanolamina. Utilizada muitas vezes como base em produtos de limpeza, ou para ajustar a acidez (pH). Contribuem para uma pele e cabelos secos e crê-se ser tóxica quando absorvida regularmente. É importante lembrar que se não puder ingerir algo, não o deve por na pele.
  • Parabenos. Metil, butil, etil, propil parabenos … são fundamentais como conservantes. São extremamente comuns, e no entanto são tóxicos. Podem causar reacções alérgicas e irritação cutânea.
  • Imidazolidinil e diazolidinil ureia. Alguns destes compostos libertam formaldeído, o qual é um agente causador de cancro. São utilizados como conservantes, tal como os parabenos. Causam dermatite de contacto segundo a Academy of Dermatology (USA).
  • Petrolatum. Frequentemente usado nos hidratantes, cremes, condicionadores, batons, cremes de pés e cremes de mãos, etc. É um óleo mineral que causa um mal terrível à pelee bloqueia a hidratação natural da pele criando uma barreira oclusiva. Isto resulta na dependência destes produtos, porque a pele fica mais seca e desidratada do que anteriormente. Causa lesão solar por foto sensibilização cutânea.

Use apenas produtos naturais, que não tenham capacidade de fazer mal à nossa pele.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.