Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 19.06.11

ATAQUE CARDÍACO: ASSASSINO N.º 1 DAS MULHERES

Dr. Luís Romariz

As mulheres atormentam-se com o risco de ter cancro da mama. Preocupam-se acerca da possibilidade de demência. Mas, deveriam preocupar-se seriamente com os seus corações, porque morrem mais mulheres de ataque cardiovascular do que qualquer outra causa!

É um facto que o coração é de certa forma protegido pelo estradiol, demonstrando os estudos que o risco de morte súbita aumenta na menopausa. Mas deveríamos tomar medidas para que a protecção fosse independente da idade, adoptando uma conduta proactiva que inclua o exercício físico pois nunca é tarde para aderir a um estilo de vida saudável. Comece por caminhar cerca de 15 minutos diários e aumente gradualmente o tempo e o ritmo. Intervale cada três minutos de marcha com meio minuto de corrida.

Porque é que as mulheres não reconhecem os sintomas de ataque cardíaco? Os sinais de alerta podem ser diferentes de caso para caso. Dor no peito, mas também à volta do ombro, pescoço e mandíbula são sinais clássicos. Mas pode ser uma sintomatologia vaga – como náusea e fadiga. Muitas vezes as mulheres rejeitam os sintomas comentando “não me sinto famosa”, adiando assim o tratamento apropriado. Isto reflecte em parte o facto de as mulheres dobrarem o risco de morrerem de ataque cardiovascular em relação aos homens, tendo menores hipóteses de sobreviverem ao primeiro ataque.

Mas afinal quais são os factores de risco das mulheres? O stress na idade mais avançada parece ter um grande impacto, particularmente os empregos de grande carga emocional. Também conta o excesso de peso e o tabagismo, obviamente. Há uma estreita correlação entre o perímetro abdominal e o risco de ataque cardiovascular. Ao fazermos exercício perderemos peso …

Quanto aos suplementos alimentares, o óleo de peixe – ómega 3 – reduz múltiplos factores de risco nomeadamente baixando os triglicerideos, reduzindo a inflamação celular e a tendência para o trombo embolismo. Cortando na ingestão de sódio – sal – manteremos a tensão arterial mais controlada, mas para que este equilíbrio funcione é fundamental ingerir potássio. Não há uma historia típica: aprenda a reconhecer os sintomas, por muito frustes que sejam, e tenha um estilo de vida saudável.