Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

12.06.11

ESTRIOL, O ESTROGÉNIO MAIS SEGURO


Dr. Luís Romariz

  O estriol é uma hormona efectiva e segura para tratar sintomas menopausicos como os calores e a secura vaginal. O estriol é um dos estrogénios elaborados pelos ovários. É uma das principais hormonas aquando da gestação e tem sido usado desde há décadas, na Europa, na terapia de substituição hormonal bioidêntica. Numa revisão de tratamentos com estriol desde os anos 80 percebe-se a capacidade desta hormona para aliviar os sintomas vasomotores e melhorar a lubrificação vaginal sem induzir efeitos colaterais, é o suficiente para ser incluída na terapia da menopausa. Por outras palavras, o estriol corrige o s. menopausico sem os riscos comuns aos estrogénios (cancro da mama e útero), tendo até um efeito protector em relação a estas patologias.

Os investigadores têm pesquisado a possibilidade do estriol poder ser dado a mulheres em castração hormonal por causa de cancro da mama, de forma a compensar a menopausa e a induzir a remissão ou paragem da metastização (37% das mulheres). O estriol por sua vez previne os problemas urinários associados à menopausa, bem como não induz a formação de coágulos. Mas onde é notória a sua acção é ao nível da pele, não a deixando envelhecer e ajudando inclusive a reverter os sinais do tempo. O estriol deve ser aplicado via transdermica numa dose que pode variar entre 2 e 5 mg.

Na TSHB usa-se frequentemente associado ao estradiol – a forma mais activa dos estrogénios – permitindo diminuir a dose diária deste último.

17 comentários

Comentar post