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Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dom | 19.10.08

EXERCÍCIO COM POUCO ESFORÇO

Dr. Luís Romariz

 

Há muitas razões invocadas para as pessoas não fazerem exercício. Maioritariamente, falta de tempo, seguindo-se a falta de motivação e muitas outras razões. Eu acho que no topo da lista está o incómodo! Afinal de contas o adágio “sem dor não há resultados” é expresso vezes sem conta. Normalmente significa que para se obter do exercício algum resultado visível é preciso chegar a um alto patamar de desconforto. Nada mais falacioso…

Na maioria as pessoas querem evitar o desconforto inerente ao exercício pesado, e estão no seu direito. Mas é necessário dizer-se alto e bom som que se pode obter os benefícios do exercício com um mínimo ou nenhum desconforto.

O corpo humano é um “instrumento” tão finamente afinável que é capaz de detector alterações na temperatura, movimento, etc., sendo capaz de se ajustar de acordo às necessidades. Mais, o nosso corpo detesta alterações ao “normal” pelo que reage de forma a minimizar os efeitos de qualquer agressão, ou de agressões futuras de igual qualidade. Por exemplo, ao rasparmos uma corda nos dedos isto provoca uma agressão que o nosso corpo combate com calosidade, pelo que numa agressão futura isso não poderá ser causa de instabilidade. Da mesma forma reage à tensão muscular aumentando o volume da massa muscular posta em jogo. Assim, torna-se mais “em forma.”

Com estas adaptações ocorrem alguns sintomas indesejados:

◊ Sensação de queimor durante o exercício
◊ Aumento do ritmo cardíaco com sensação de pressão no peito
◊ Dor e rigidez musculares nos dois dias a seguir ao exercício

São sintomas mínimos que desaparecem com o repouso.
A boa notícia é que desenvolvemos um método que apenas exige 10 minutos diários de exercício com carga. Sim, leram bem…Dez minutos do vosso precioso tempo e podem conseguir um corpo sensacional ao fim de uns três meses. E isto é válido para todas as idades e sexos. È o melhor meio de combate à osteoporose, hoje comemora-se o dia da osteoporose, e é um meio privilegiado para perder gordura.
É que o organismo aumenta o metabolismo durante cerca de 36 horas após este tipo de exercício.

Pode-se inclusive exercitar selectivamente os grupos musculares de forma a poder modelar o corpo! Afinal o que são 10 minutos diários perante todos estes benefícios?

 

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